GUERRA NA TERRA SANTA

Em Destaque
Por -
0

Exército de Israel invade a Faixa de Gaza

Israel ampliou neste sábado a ofensiva contra o Hamas na Faixa de Gaza, dando início à invasão por terra à região. Segundo o site do jornal israelense Haaretz, uma pequena coluna de veículos militares protegida por helicópteros de combate, entrou em Gaza, no início da noite, com o objetivo isolar áreas de onde palestinos estariam disparando foguetes contra território israelense. A informação foi confirmada pelo Exército de Israel. Leia mais em Israel inicia ofensiva por terra em Gaza

Atualização das 17:14 - O Exército israelense convocou milhares de reservistas para reforçar a invasão deflarada há pouco. Espera-se uma longa operação militar. Já está havendo trocas de tiros entre israelenses e palestinos. A Supremo Corte israelense  mandou que o Exército transportasse jornalistas para a cobertura da guerra. O Exército ainda não cumpriu a decisão da Corte.

Atualização das 17h26 - Do general israelense Yoaz Galliant, um dos comandantes da invasão: "Não será um passeio escolar. Não temos nenhuma intenção de ser gentis com o Hamas [movimento palestino que controla a Faixa de Gaza]. Eles se prepararam bem, mas nós também".

Atualização das 17h35 - Da BBC Brasil: Os militares israelenses aumentaram os ataques contra a Faixa de Gaza e mais ataques aéreos foram lançados neste sábado.

Pelo menos 13 palestinos foram mortos em um dos ataques aéreos, contra uma mesquita.

Um míssil disparado por Israel atingiu a mesquita em Beit Lahiya. Segundo a correspondente da BBC Katya Adler, testemunhas afirmaram que a mesquita era pequena, mas estava lotada de fiéis quando foi atingida.

De acordo com o hospital local entre as 13 pessoas mortas estão dois meninos. Outras 30 pessoas ficaram feridas.

Dezenas de milhares de pessoas participaram de protestos no mundo todo contra a ação militar israelense na Faixa de Gaza, pedindo um imediato cessar-fogo.

A maior manifestação ocorreu em Paris, onde mais de 20 mil pessoas se reuniram.

Em Londres cerca de 10 mil pessoas participaram do protesto e centenas de sapatos foram arremessados na entrada da residência do primeiro-ministro Gordon Brown, Downing Street, semelhante ao protesto de um jornalista iraquiano em Bagdá, que atirou um par de sapatos contra o presidente americano George W. Bush, em dezembro.

Também ocorreram protestos em Bruxelas, Haia, Amsterdã e Chipre.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)