POR COARI: PELA CULTURA COARIENSE E SUAS DIFERENTES EXPRESSÕES

Em Destaque
Por -
1
Alegoria da ciranda criada por artistas coarienses

O post anterior foi extraído da wikipédia com algumas alterações minhas, serve para explicar o quanto a cultura é dinâmica. É claro que como coariense que sou, não poderia deixar de comentar o que escreveu o Padre Zezinho em seu Blog, onde ele diz:

“A terra do gás e do petróleo em seu "Festival Cultural" não tem algo próprio de si, tudo é imitando os outros. Temos até "danças internacionais", espanhola, portuguesa, libanesa. Só não temos coariense.
Gostaria de saber se na Espanha, em Portugal ou no Líbano, tem uma dança de Coari!!!???”

Bem, não sei se esta pergunta é uma pergunta retórica, ou se realmente o blogueiro quer mesmo a resposta para sua indagação, para que pelo menos a pergunta não fique solta no ar, escreverei algo em tom de resposta, conquanto tenho igual direito de expressar minha opnião, de ser o contraditório.


É claro que na Espanha, ou em Portugal ou em qualquer outro país europeu, ou asiático, ou de qualquer outra parte do mundo a presença da cultura coariense pode ser até desconhecida, por outro lado a cultura destas nações são milenares, o povo que não as conheça pode está envolto em trevas intelectuais e culturais. Tais civilizações ao serem homenageadas em Coari, mostram a capacidade criativa dos coarienses em perceber as diferentes nuances culturais do mundo integrando-as as nossas festividades, sem deixar de lado as quadrilhas, os bumbas, as cirandas, ou outras manifestações próprias da região norte, ou do Brasil.

É uma pena, ler isto, de alguém que já viajou a alguns países do mundo, e não consegue admitir que sua visão é preconceituosa e ofende os artistas coarienses. Será que ao passar por Roma tal crítico ferrenho pelo menos disse que era de Coari? Fez-se conhecer como coariense ou omitiu-se qual Pedro ao negar Jesus? Não nego minhas origens, pois entendo, que ao homenagear paises milenares os artistas coarienses estão totalmente antenados com a realidade do mundo moderno, inventando arte e fazendo cultura.

Todo crítico ao criticar, deve ser ao menos sensato, pois corre o risco de perder a credibilidade.
Tags:

Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Em primeiro lugar quero aqui parabenizar os artistas Coarienses que foram excelentes e mostraram que nosso povo também sabe fazer um ótimo festival.
    E parabenizar a super transmissão pela TV da equipe da Secretaria de Comunicação(SECOM.. O Walcione Tavares, Daniel Maciel, os câmeras Edy, Bernardo Reis, o cabo Man Evandro,Mister Byron, enfim a toda equipe que nada deixou a desejar a nenhuma equipe de transmissão da Capital.
    Um abraço do Amigo Waldecy Fonteles.

    ResponderExcluir
Postar um comentário