PESCADORES DE COARI SÃO TREINADOS

Em Destaque
Por -
0
Pescadores e piscicultores do AM aprendem técnicas para trabalho Economia
Publicação JC


Está sendo desenvolvido no Estado um projeto que vem capacitando, desde janeiro deste ano, aproximadamente 550 pescadores e piscicultores atuantes no setor primário de 20 municípios amazonenses. A proposta é do governo do Amazonas, por meio do sistema da Sepror (Secretaria de Estado da Produção Rural) e de seu órgão vinculado, o Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas), e o governo federal, mediante a ação da Seap/PR (Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República).

Os cursos estão sendo financiados com recursos oriundos do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário).

Nove profissionais ministram os treinamentos, entre técnicos do Idam e de entidades como a Escola Agrotécnica Federal de Manaus e o Ipam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas).

Em municípios como Tefé, Envira e Santa Izabel do Rio Negro, onde o foco letivo é principalmente a pesca extrativa, os treinamentos são realizados no sentido de organizar a gestão de entidades de classe do setor pesqueiro. Com as informações, mais de 382 produtores estão aprendendo maneiras de se organizarem e poder se estruturar comunitariamente, tendo como metas melhorar a produção e as condições de trabalhos diários.

Os produtores que trabalham com a criação e a reprodução de peixes no interior do Amazonas também estão se especializando cada vez mais com os treinamentos governamentais. Desde janeiro deste ano, técnicos do Idam já capacitaram mais de 120 produtores de Balbina, Coari, Codajás, Careiro Castanho, Iranduba e Manacapuru. Nestes últimos três municípios, o governo do Estado desenvolve também um projeto experimental que propõe a construção artesanal de tanques-rede (estruturas destinadas à criação de peixes) a partir da utilização de madeira regional manejada, simples e barata.

A ação vem beneficiar vários aqüicultores familiares amazonenses, barateando o custo e tornando acessível a aquisição da infra-estrutura necessária para o desenvolvimento da atividade. Por ser um item nativo, a madeira é facilmente encontrada, o que facilita e agiliza o trabalho do produtor. Um dos principais materiais utilizados pelos aqüicultores na confecção das instalações é a paxiuba, madeira regional que tem um tempo útil de vida estimado em dez anos. As estruturas estão sendo instaladas em caráter de unidade demonstrativa em rios, lagos, paranás e igarapés da região.

De acordo com o gerente de aqüicultura e pesca do Idam, Alfeu Ferraz, os tanques-rede construídos com paxiuba já estão em fase de construção e, possivelmente em agosto deste ano, devem estar preparados para receber o peixe. “A primeira etapa do planejamento foi concluída com o treinamento dado pelo Idam aos piscicultores", afirma Ferraz. “Após a parte teórica, o curso teve uma continuidade prática, com a aplicação dos conhecimentos adquiridos na construção das estruturas, já em uma segunda etapa”, completou o gerente.


Atualizada em: 21/07/2006

Copyright © 1999 - 2005 Jornal do Commercio. Todos os direitos reservados.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)