SÍTIO ARQUEOLÓGICO EM LAURO SODRÉ?

Em Destaque
Por -
0
ALGUÉM DE COARI SABIA DESTE FATO?

Achei muito interessante uma informação sobre um Sítio Arqueológico encontrado na Comunidade Lauro Sodré aqui em Coari. Pra mim, que procuro entender um pouco do passado de nosso povo, pesquisando aqui, estudando ali, esta informação é uma informação muito importante, principalmente por ser um achado que nos diz respeito, por ser parte de nossa história.
Confesso que já havia ouvido falar sobre um achado arqueológico em nosso município, mas não sabia onde haviam encontrado, bem... Agora sei que foi na comunidade Lauro Sodré. Alguns trechos deste texto que li são interessantes, textos retirados da Revista Brasil Sempre, escrito por Jorge Ferreira Editor-executivo de “Brasil Sempre”:

As áreas de Arqueologia e Socioeconomia também têm contribuído sobremaneira para a visibilidade e a importância do projeto. Os achados no sítio arqueológico de Lauro Sodré (comunidade localizada em Coari, a 600 quilômetros de Manaus) foram extremamente importantes para a história da ocupação da Amazônia e hoje há uma forte atuação do projeto nesta linha. A área socioeconômica passou a ter uma relação muito maior com as populações ribeirinhas e vem buscando desenvolver atividades que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável dessas populações na área de influência do Piatam.”

Outro trecho interessante:

E é significativo que um plano de contingência e prevenção de acidentes com dutos e embarcações petrolíferas tenha propiciado a descoberta de um sítio arqueológico capaz de revelar conhecimentos sobre povos que, supostamente, habitaram a região de Coari (mais precisamente, a localidade de Lauro Sodré) há aproximadamente mil anos atrás. Detalhe: os objetos de cerâmica estão de tal forma bem-conservados que os habitantes do local os utilizam no dia-a-dia.


Sinceramente, gostaria que os resultados destes estudos, fotos, ou vídeos estivessem a disposição dos coarienses para que nós tomássemos conhecimento do resultado deste trabalho de importante valor cultural e histórico. Se alguém sabe mais sobre este assunto, precisamente sobre o que realmente de consistente foi extraído deste sítio arqueológico, favor informar. Se algum coariense tinha conhecimento destes fatos e pode ajudar com mais informação post aí seu comentário.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)