Prefeitura de Coari inicia a vacinação contra a Covid-19 em idosos a partir de 75 anos

Em Destaque
Por -
1

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início nesta segunda-feira, 01, a vacinação de idosos contra a Covid-19. O objetivo é imunizar com a primeira dose da vacina, até o próximo sábado, cem porcento das pessoas com 75 anos ou mais, que residem nas zonas urbana e rural do município. 

Para a prefeita em exercício Dulce Menezes, o momento é de felicidade e gratidão. “Os idosos tem uma saúde mais fragilizada, podendo apresentar complicações graves decorrentes do novo coronavírus, além de terem maior risco de morte, logo, imunizá-los é uma garantia de vida, de que poderão viver mais”, afirmou. 

Para serem vacinados, de acordo com a secretária da Semsa, Francisnalva Rodrigues, os idosos que vivem na zona urbana podem se dirigir das 8h às 12h e das 14h às 17h a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa, munidos do CPF, cartão do SUS e cartão de vacina, e claro, usando a máscara de proteção.
Francisnalva ressalta que, em relação a UBS do bairro União, que é referência no atendimento da Covid-19, os idosos da região devem procurar as UBSs dos bairros Urucú ou Ciganópolis, e os moradores da redondeza da UBS do bairro Espírito Santo devem procurar a UBS do bairro Tauá-Mirim.

Para garantir a aplicação da vacina em idosos que vivem na zona rural, conforme Francisnalva Rodrigues, um plano de vacinação foi elaborado e profissionais de saúde vão estar nas comunidades ao longo da semana fazendo a imunização do grupo prioritário desta fase.

A secretária de saúde enfatiza que os idosos com sintomas gripais ou algum outro processo de adoecimento, não poderão receber a vacina contra o novo coronavírus. “Eles serão vacinados posteriormente”, destacou, evidenciando que, aqueles que tiveram a Covid-19 só podem ser vacinados 30 dias após o período da doença.
Francisnalva finaliza salientando que a vacinação das pessoas de 70 a 74 anos de idade começará na próxima semana. Porém, esclarece que, devido ao baixo estoque de vacinas destinadas a esse grupo, neste momento o plano de imunização vai cobrir apenas 35% dos idosos desta faixa etária, por isso a prioridade será vacinar aqueles que tenham comorbidades (hipertensão, diabetes).

*Testagem em massa*

Também nesta segunda-feira, a Prefeitura de Coari, através da Semsa e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), começou a executar o Plano de Ação Contra a Covid-19, com testagem em massa da população de risco, entre elas: pessoas com comorbidade; e tratamento precoce dos casos suspeitos para evitar complicações graves da doença e consequente óbito.

O objetivo da ação é garantir um monitoramento ainda maior dos quadros da Covid-19 e reduzir os casos da doença no município. A estimativa é que sejam realizados aproximadamente dois mil testes pela equipe de saúde. As amostras serão coletadas nas residências, conforme mapeamento desenvolvido pelos agentes de saúde.

A ação acontecerá entre os dias 01 e 03 deste mês nos bairros com maior incidência de casos. Sendo eles: Espirito Santo, União, Chagas Aguiar, Tauá Mirim e Duque de Caxias. Além da testagem, haverá ainda trabalho de educação em saúde para a população acerca dos cuidados para a prevenção da Covid-19, tais como: o uso de máscara e álcool em gel, distanciamento e isolamento social.

Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. O povo quer vê a lista dos vacinados. Cadê a transparência das vacinas aplicadas?

    ResponderExcluir
Postar um comentário