A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início nesta segunda-feira, 01, a vacinação de idosos contra a Covid-19. O objetivo é imunizar com a primeira dose da vacina, até o próximo sábado, cem porcento das pessoas com 75 anos ou mais, que residem nas zonas urbana e rural do município. 

Para a prefeita em exercício Dulce Menezes, o momento é de felicidade e gratidão. “Os idosos tem uma saúde mais fragilizada, podendo apresentar complicações graves decorrentes do novo coronavírus, além de terem maior risco de morte, logo, imunizá-los é uma garantia de vida, de que poderão viver mais”, afirmou. 

Para serem vacinados, de acordo com a secretária da Semsa, Francisnalva Rodrigues, os idosos que vivem na zona urbana podem se dirigir das 8h às 12h e das 14h às 17h a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa, munidos do CPF, cartão do SUS e cartão de vacina, e claro, usando a máscara de proteção.
Francisnalva ressalta que, em relação a UBS do bairro União, que é referência no atendimento da Covid-19, os idosos da região devem procurar as UBSs dos bairros Urucú ou Ciganópolis, e os moradores da redondeza da UBS do bairro Espírito Santo devem procurar a UBS do bairro Tauá-Mirim.

Para garantir a aplicação da vacina em idosos que vivem na zona rural, conforme Francisnalva Rodrigues, um plano de vacinação foi elaborado e profissionais de saúde vão estar nas comunidades ao longo da semana fazendo a imunização do grupo prioritário desta fase.

A secretária de saúde enfatiza que os idosos com sintomas gripais ou algum outro processo de adoecimento, não poderão receber a vacina contra o novo coronavírus. “Eles serão vacinados posteriormente”, destacou, evidenciando que, aqueles que tiveram a Covid-19 só podem ser vacinados 30 dias após o período da doença.
Francisnalva finaliza salientando que a vacinação das pessoas de 70 a 74 anos de idade começará na próxima semana. Porém, esclarece que, devido ao baixo estoque de vacinas destinadas a esse grupo, neste momento o plano de imunização vai cobrir apenas 35% dos idosos desta faixa etária, por isso a prioridade será vacinar aqueles que tenham comorbidades (hipertensão, diabetes).

*Testagem em massa*

Também nesta segunda-feira, a Prefeitura de Coari, através da Semsa e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), começou a executar o Plano de Ação Contra a Covid-19, com testagem em massa da população de risco, entre elas: pessoas com comorbidade; e tratamento precoce dos casos suspeitos para evitar complicações graves da doença e consequente óbito.

O objetivo da ação é garantir um monitoramento ainda maior dos quadros da Covid-19 e reduzir os casos da doença no município. A estimativa é que sejam realizados aproximadamente dois mil testes pela equipe de saúde. As amostras serão coletadas nas residências, conforme mapeamento desenvolvido pelos agentes de saúde.

A ação acontecerá entre os dias 01 e 03 deste mês nos bairros com maior incidência de casos. Sendo eles: Espirito Santo, União, Chagas Aguiar, Tauá Mirim e Duque de Caxias. Além da testagem, haverá ainda trabalho de educação em saúde para a população acerca dos cuidados para a prevenção da Covid-19, tais como: o uso de máscara e álcool em gel, distanciamento e isolamento social.