A secretária de saúde de Coari informou que nesta quarta-feira equipes estarão saindo para atender comunidades ribeirinhas do Alto Solimões 

À medida que as buscas ativas para detecção de casos positivos de COVID-19 acontecem nos bairros da cidade de Coari, a zona rural do município também será alvo das ações da prefeitura, através da Secretaria de Saúde. Até quarta-feira (20) equipes estarão saindo para as comunidades do Alto Solimões para acompanhar de perto a situação dos ribeirinhos. 


A secretária de saúde informou que vai levar médicos, testes, medicamentos e até kits de material higiênico para atender os comunitários. O planejamento é levar atendimento a todos os comunitários das localidades que serão visitadas pela equipe de saúde. 


Além das comunidades do Alto Solimões, a prefeitura está acompanhando com informações a situação das demais comunidades e há em Coari uma UBS destinada especificamente para o atendimento dos ribeirinhos. Ainda esta semana, provavelmente, de acordo com informações da secretaria de saúde, serão realizadas ações contra a covid-19 nas comunidades Itapéua e Guarabira. 


Esta semana círculou nas redes sociais informações que em algumas comunidades do Alto Solimões estaria havendo alta incidência da doença. A mensagem dizia o seguinte: "Boa tarde, a comunidade de Iracema e Santa Luzia do Alto Solimões pedem apoio para a população coariense que entrasse em contato com a Secretária de Saúde onde a mesma enviasse um profissional adequado com intuito de dar assistência necessária aos novos casos do Covid-19 nessas regiões, pois está se alastrando rapidamente e resultado em várias mortes. Por favor se possível divulgar esta mensagem  para que chegue mais rápido ao seu destinatário". Também circularam com conteúdo parecido à respeito de outras comunidades da zona rural. 

Enquanto na Zona Urbana de Coari o controle de aglomerações, uso de máscaras e do toque de recolher é realizado com mais eficiência, na Zona Rural o fluxo de pessoas em pequenas embarcações, reuniões contínua normalmente.