Venda de estatais vai melhorar eficiência, dizem analistas; modelo de privatização é desafio

Em Destaque
Por -
0
Correios e Eletrobras são as mais atraentes. Para empresas como Casa da Moeda, dificuldade é governo ser principal cliente



Bruno Rosa e Ana Paula Ribeiro
22/08/2019 - 04:30 / Atualizado em 22/08/2019 - 09:20


BRASÍLIA - A decisão do governo de anunciar planos para aprivatização dos Correios e deoutras 16 estatais deve melhorar a eficiência, contribuir para reduzir o tamanho do Estado e ajudar ascontas públicas . Na avaliação deespecialistas , a conclusão destas privatizações deve ocorrer no médio prazo, pois algumas das empresas que constam na lista, como Correios e Eletrobras , dependem do aval do Congresso , o que coloca um componente político a mais no processo.


- É mais uma sinalização liberal que a equipe econômica quer implementar. É uma notícia positiva para investidores e para o ajuste fiscal. É uma notícia de execução no médio e longo prazo - afirmou Jorge Simão, superintendente de distribuição do banco Haitong.

Eduardo Bolsonaro: Parlamentar quer acabar com monopólio no transporte e entrega de cartas no país

Simão ressalta que a melhora nas contas públicas vai auxiliar o ajuste fiscal e contribuir para que o país consiga manter o ambiente de juros baixos por mais tempo.

Para Armando Castelar, economista da Fundação Getulio Vargas (FGV), o ativo mais valioso do plano de privatizações do governo é a Eletrobras, que tem tomado iniciativas para melhorar a gestão.

- Como a Eletrobras já está nessa fase de preparação, não vão faltar interessados. Essa é a principal empresa dentro do plano do governo - afirmou.

Petrobras: Governo iniciará estudos para decidir se companhia será privatizada

Por outro lado, ele lembra que o governo vai encontrar desafio adicional para vender empresas que têm o governo como principal cliente, como Casa da Moeda, Telebras, Serpro, entre outras. Na avaliação do economista, será preciso definir se o governo vai manter os contratos com essas empresas após a venda.

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)