Projeto social forma jovens talentos da música brasileira

Em Destaque
Por -
0

Voltada para o ensino musical, a escola Quarteirão da Música atende mais de 100 crianças e adolescentes da periferia de São Paulo
Prata da casa, a Banda dos Curumins vem conquistando público e espaço cada vez maiores com suas apresentações criativas e dinâmicas, dividindo o palco com renomados músicos brasileiros e europeus

A arte transforma vidas e é com essa premissa que a escola Quarteirão da Música ensina a crianças e adolescentes da periferia de São Paulo (SP) a se expressarem por meio da música. Através de composições e melodias, jovens da região da Pedreira, na zona sul da cidade, vivem uma experiência cultural e educativa única.
A gestora pedagógica musical da escola, Ana Paula Guimarães, conta que os alunos da instituição têm uma programação diária com ênfase na música popular do Brasil e do mundo, com aulas de canto e estruturação musical sob a supervisão de professores especializados, tendo à disposição diversos instrumentos de sopro, cordas e percussão. "Nosso objetivo com este trabalho é oferecer aos jovens uma oportunidade de crescimento. Não se trata apenas de tirá-los das ruas, mas sim de dar empoderamento a eles e a comunidade onde vivem por meio da música", pontua.

Jovens talentos - Quem se destaca passa a integrar a Banda dos Curumins, grupo musical formado hoje por dezoito integrantes da escola e que tem atraído a atenção de vários artistas, como foi o caso do percussionista internacionalmente conhecido, Marco Lobo, que se encantou com o projeto e sempre quando disponível colabora com a formação musical dos curumins.

Criada em 2013, a banda vem conquistando público e visibilidade cada vez maiores com uma agenda de shows. "Com linguagem criativa e ritmo dinâmico, somados ao repertório de músicas autorais e releituras de composições de outros artistas, os jovens conquistam, cada vez mais, seu espaço no cenário nacional", afirma Ana Paula. "Eles são muito empenhados, com grande capacidade e interesse em produzir coisas novas, sempre com extrema qualidade", acrescenta.

Desde o início da banda, já foram mais de 30 espetáculos realizados, com destaque para apresentações com participações especiais, como o show "Sem Fronteiras", em novembro de 2017, com a cantora britânica Jesuton e a cantora suíça Alice Mondia; e o concerto com o músico suíço Sebalter, em agosto de 2016.

Pipoquinha - A próxima apresentação exclusiva já tem data marcada, 16 de agosto, no Teatro Clara Nunes, em Diadema (SP). Dessa vez, o espetáculo será com a revelação brasileira do baixo, Michael Pipoquinha. Considerado um dos mais novos fenômenos da música instrumental do País, Pipoquinha diz que não vê a hora de tocar ao lado dos talentosos jovens da Banda dos Curumins. "Será a primeira vez que nos apresentamos juntos, estou muito ansioso. Tive a oportunidade de visitá-los e de conhecer o trabalho que fazem no Quarteirão da Música, tenho certeza que será um espetáculo maravilhoso", comenta. A apresentação começa às 20h e terá entrada gratuita.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)