MANAUS ESTA EM ‘SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA’ COM 317 CASOS DE SARAMPO E ESPECIALISTA DO HAPVIDA ORIENTA QUAIS CUIDADOS E PROCEDIMENTOS QUE DEVEMOS TER CONTRA O SARAMPO

Em Destaque
Por -
0

Com a confirmação de 317 casos de sarampo em Manaus, a Dra. Karina Catique, pediatra do Hapvida, orienta a população sobre dúvidas, cuidados e procedimentos com relação ao sarampo.

De acordo com os dados da Semsa, a Zona Norte da capital segue com a maior concentração de casos notificados. Foram 969, o que representa 36,4% do total de registros. A Zona Leste aparece em seguida, com 876 (32,9%). A Zona Sul tem 424 (15,9%); Oeste 370 (13,9%) e Rural 21 (0,8 %) concentram outros registros.

O 18º Informativo Epidemiológico aponta a tendência contínua de aumento de casos entre adultos jovens, na faixa etária de 20 a 29 anos, com o registro de 632 do total de notificações (23,8%). No 14º Informativo, divulgado no dia 12 de junho, essa mesma faixa etária registrava 188 casos notificados.

A vacina de rotina é aplicada normalmente em pessoas de 1 até 49 anos, mas como Manaus está em situação de emergência por causa do avanço da doença, a faixa etária foi alterada para crianças a partir de 6 meses.

O QUE É O SARAMPO
O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa. Os sintomas são febre e manchas vermelhas acompanhadas de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, coriza, conjuntivite.

De acordo com a Dra. Catique, que atende no hospital São Lucas, assim que apresentar estes sintomas, o paciente deve procurar um PA – Pronto atendimento, para ser realizado o exame para o diagnóstico, afirma a pediatra.

A prevenção desta doença é feita através da vacina que é a forma mais eficaz de se prevenir contra o sarampo. Toda pessoa de 01 a 49 anos, inclusive quem já teve a doença deve se vacinar nas salas de vacinas disponíveis na rede pública de Manaus.

O sarampo é causado por um vírus altamente contagioso – 90% das pessoas sem imunidade que compartilham espaços com pessoas contaminadas contraem a doença e é transmitido através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e respira.

Basicamente, o paciente poderá passar por 3 fases, são elas:

1.Fase Prodrômica ou Pródromo
Refere-se ao período de tempo entre os primeiros sintomas da doença e o início dos sinais ou sintomas com base no diagnóstico. Nela, o paciente terá os sintomas iniciais da doença, que dura cerca de 2 a 3 dias.

2.Fase Exantemática
Ocorre piora dos sintomas nesta fase, podendo ocorrer as seguintes complicações:
Erupções cutâneas que aparecem primeiro na cabeça e "descem" com o tempo para os pés; desaparecem em 7 a 10 dias.
Secreções aumentadas nas vias respiratórias superiores.
Elevada produção de muco nos pulmões.
Voz rouca.
Faringe e boca inflamadas.

3. Fase descamativa
Nesta fase as manchas escurecem, provocando uma descamação fina. Contudo, a febre e a tosse diminuem sensivelmente. Entre os principais sinais estão: Conjuntivite intensa, pneumonia, infecção no ouvido, diarreia, encefalite. "Não existe tratamento específico, o que há é o tratamento para diminuir sintomas como a febre e tosse. Quando o médico indica algum antibiótico, ele servirá para combater alguma possível complicação", nos relata a especialista.

A melhor e eficaz forma de prevenção é a vacina contra o sarampo, ela tem eficácia em 97% dos casos. Também há anticorpos contra a doença, só que temporários, eles são transmitidos pela placenta para os lactentes de mães que já tiveram sarampo, o que faz com que o bebê fique imune em seu primeiro ano de vida.






Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)