COZINHA COMUNITÁRIA DE COARI OFERECE REFEIÇÕES GRATUÍTAS




As Cozinhas Comunitárias são Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição que integram a Rede Operacional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar – SISAN. Caracterizam-se como Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), com capacidade mínima de produção de 100 refeições diárias, e devem estar localizadas preferencialmente em bairros populosos das periferias urbanas ou nas áreas centrais das pequenas cidades. Mas para além da garantia de acesso a um refeição de qualidade, há a implementação de atividades de inclusão social produtiva, de fortalecimento da ação coletiva e da identidade comunitária, além de atividades de educação alimentar e nutricional (MDS).

Em Coari, a Cozinha Comunitária está localizada à rua da Garagem, S/N, no Bairro União. Trata-se de área da cidade onde residem grupos populacionais em situação de alto grau de vulnerabilidade social.
Em 2017, a atual gestão da Prefeitura Municipal de Coari recebeu este equipamento em situação de abandono e sem condições de uso imediato.

Após reformas nas suas instalações, aquisição de mobiliário e de novos utensílios, a Cozinha Comunitária iniciou suas atividades em Setembro, com cursos na área de gastronomia em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – CETAM e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, e ofertados a famílias acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS I e CRAS II, primordialmente aquelas que se apresentavam fora do mercado de trabalho. A partir de dezembro, iniciaram-se os serviços de atendimento à população, com a oferta de uma refeição diária a moradores de rua e a famílias acompanhadas pelos diversos serviços e programas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda – SMDS / TER, totalizando 100 refeições/dias.

A Cozinha Comunitária de Coari oferta gratuitamente estas refeições à população, além de agregar serviços como corte de cabelo, transporte a pessoas que residem em localidades distantes, procedimentos de higiene e atendimento por profissionais especializados em diversas áreas.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato