COZINHA COMUNITÁRIA DE COARI OFERECE REFEIÇÕES GRATUÍTAS




As Cozinhas Comunitárias são Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição que integram a Rede Operacional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar – SISAN. Caracterizam-se como Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), com capacidade mínima de produção de 100 refeições diárias, e devem estar localizadas preferencialmente em bairros populosos das periferias urbanas ou nas áreas centrais das pequenas cidades. Mas para além da garantia de acesso a um refeição de qualidade, há a implementação de atividades de inclusão social produtiva, de fortalecimento da ação coletiva e da identidade comunitária, além de atividades de educação alimentar e nutricional (MDS).

Em Coari, a Cozinha Comunitária está localizada à rua da Garagem, S/N, no Bairro União. Trata-se de área da cidade onde residem grupos populacionais em situação de alto grau de vulnerabilidade social.
Em 2017, a atual gestão da Prefeitura Municipal de Coari recebeu este equipamento em situação de abandono e sem condições de uso imediato.

Após reformas nas suas instalações, aquisição de mobiliário e de novos utensílios, a Cozinha Comunitária iniciou suas atividades em Setembro, com cursos na área de gastronomia em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – CETAM e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, e ofertados a famílias acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS I e CRAS II, primordialmente aquelas que se apresentavam fora do mercado de trabalho. A partir de dezembro, iniciaram-se os serviços de atendimento à população, com a oferta de uma refeição diária a moradores de rua e a famílias acompanhadas pelos diversos serviços e programas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda – SMDS / TER, totalizando 100 refeições/dias.

A Cozinha Comunitária de Coari oferta gratuitamente estas refeições à população, além de agregar serviços como corte de cabelo, transporte a pessoas que residem em localidades distantes, procedimentos de higiene e atendimento por profissionais especializados em diversas áreas.

Comentários