Assembleia Paulista é a primeira do País a ter Orçamento Impositivo

O Diário Oficial da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, trás, na edição desta terça-feira (19/12/2017), o Ato de Promulgação da Emenda Constitucional nº 45, de 18 de dezembro de 2017, que institui o Orçamento Impositivo, onde às propostas de emendas parlamentares são garantidas, por força constitucional, à inclusão no orçamento do Estado. "Esta, sem dúvida alguma, consiste na maior conquista do parlamento paulista nos últimos 40 anos", disse o deputado Campos Machado, autor da PEC nº.14/2015, aprovada por unanimidade, em dois turnos, pelo Plenário da Alesp, na semana passada.


A partir do ano que vem, as propostas dos deputados vão contemplar mais entidades e prefeituras, representando maior transparência, poder democrático e alcance em áreas carentes, que por vezes ficam esquecidas pelo governo. Com isso, ganham força política de fato, as Audiências Públicas do Orçamento que a Assembleia Legislativa realiza em todas as Regiões Administrativas do Estado para recolher sugestões e prioridades da população em suas cidades, comunidades e bairros.


O texto Constitucional destina 0,3% da Receita Líquida do Estado para essas emendas e, obrigatoriamente, metade do valor deve ser destinado à políticas de saúde, o que representa um acréscimo considerável para atender as mais variadas demandas dos 645 municípios do Estado.


Campos Machado argumenta que o Orçamento Impositivo não representa qualquer aumento de despesas para o Estado. "O que nós temos agora, é uma justiça sendo feita e de forma democrática. As verbas são as mesmas. Nem um real a mais. Apenas o que ocorrerá é que a emenda dos parlamentares realocará essas verbas para suas regiões e atenderá mais de perto às necessidades do povo paulista, através de seus legítimos representantes eleitos, o deputados estaduais", disse Campos Machado.


Campos Machado ressalta ainda que a proposta se preocupa com a Responsabilidade Fiscal do Estado, pois permite, em seu parágrafo 14, que haja readequações, em caso de ameaça ao cumprimento da Meta Fiscal. "São Paulo não tem com o que se preocupar, já que o atual governador, Geraldo Alckmin, vai entregar o Estado com uma saúde fiscal invejável. Tão saudável financeiramente, que o capacita a ser o melhor candidato a presidente que o Brasil tem para 2018", disse o líder do PTB, deputado Campos Machado.


Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato