Região de alta transmissão da malária, calha do Juruá terá distribuição de mosquiteiros durante viagens do barco PAI “Todos pela Vida”

Em Destaque
Por -
0

Considerado pedra angular no controle da malária pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os mosquiteiros impregnados com inseticidas serão distribuídos pelo Governo do Amazonas durante as viagens do barco do Programa de Atendimento Itinerante (PAI) "Todos pela Vida". A embarcação leva serviços de cidadania e saúde às populações de comunidades ribeirinhas e indígenas de difícil acesso e inicia agenda de atendimentos pelas cidades da calha do Juruá, região de alta transmissão da malária no Estado.

A embarcação foi reformada e reequipada pelo Fundo de Promoção Social (FPS), presidido pela primeira-dama Edilene Gomes de Oliveira. Além dele, outros dois barcos que levam atendimentos de cidadania e saúde ao interior receberam investimentos de R$ 7 milhões para retomada das atividades. Os atendimentos começarão por Envira (a 1,208 quilômetros de Manaus) na próxima terça-feira, dia 28 de março. Depois, o barco seguirá para Guajará, Ipixuna, Eirunepé, Itamarati, Carauari e Juruá.

A distribuição do mosquiteiro impregnado com inseticidas é uma das estratégias usadas pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) para reduzir o número de casos de malária no Amazonas. Em 2016, o Estado conseguiu diminuir em 34,4% a quantidade de novos casos da doença frente ao ano anterior. Na região do Juruá, por onde o barco PAI inicia viagem, a redução foi expressiva e alcançou 72% no período. Os números englobam Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna e Itamarati.

De acordo com o gerente de doenças transmitidas por vetores da FVS, Elder Figueira, o Juruá é uma região historicamente de alta transmissão da malária e considerada prioritária no reforço de ações para o controle da doença. Em Eirunepé, a FVS distribuiu sete mil mosquiteiros, medida apontada como de grande impacto para a diminuição de casos.

"A FVS intensificou a busca ativa nas casas, realiza o diagnóstico e trata os casos positivos, fazendo ainda e instalação dos mosquiteiros. Em todo o Estado, o governo entregou 20 mil mosquiteiros. Eles têm na malha um cristal de microcápsulas de inseticida que mata o mosquito quando ele tenta picar a pessoa que está protegida. São duas vantagens: a barreira física e a barreira do inseticida", ressaltou Figueira.

No barco PAI "Todos pela Vida" foram embarcados 600 mosquiteiros. Os produtos serão distribuídos especialmente para as famílias das comunidades ribeirinhas e indígenas, localidades de difícil acesso e que serão alcançadas com a embarcação. "Conseguiremos ampliar a nossa cobertura de proteção das famílias com os mosquiteiros. Essas comunidades são de pequeno porte e possuem, no máximo, 100 moradores", disse o gerente da FVS.

A equipe de assistentes sociais do barco PAI "Todos pela Vida" fará as visitas domiciliares nas comunidades para identificação das necessidades. As famílias contempladas assinam um termo de recebimento.

A doação de mosquiteiros está entre os serviços de destaque incluídos no barco PAI "Todos pela Vida". Além dele, o governo estadual também incorporou a doação de cadeiras de roda, bengalas, muletas e kits sociais para pessoas com deficiência, e um novo exame preventivo para o diagnóstico precoce do câncer no colo do útero feito com a citologia em meio líquido. 

Roteiro na calha do Juruá - Com capacidade para atender até 1500 pessoas por dia, a embarcação viaja em direção à Calha do Juruá onde passará 100 dias atendendo sete municípios e 23 comunidades rurais. A primeira ação será em Envira (a 1.208 quilômetros de Manaus).

De acordo com a programação da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o barco chegará a Envira no dia 28 de março. No município, os serviços serão levados para as comunidades Três Bocas e Sobral. Depois, a embarcação segue para Guajará, Ipixuna, Eirunepé, Itamarati, Carauari e Juruá. O roteiro de atendimento na calha do Juruá acontece até o mês de julho.

 

Fotos: Ismael Neves / FPS

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)