Municípios do interior irão participar de projeto que utiliza tecnologias sociais

Em Destaque
Por -
0
...


Três municípios do interior do estado do Amazonas irão participar de um projeto de utilização de tecnologias sociais cujo objetivo é permitir o diagnóstico, tratamento e controle da anemia ferropriva nas escolas. O projeto é desenvolvido pela Fundação Banco do Brasil (FBB) em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento Social (Idis), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e as Secretarias de Estado de Saúde (Susam) e de Educação (Seduc). Na primeira etapa do projeto serão beneficiados os municípios de Borba, Nova Olinda do Norte e Itacoatiara, com previsão de beneficiar 2 mil famílias. 

A coordenadora da área técnica de saúde da criança da Susam, Katherine Benevides, informa que o projeto tem a finalidade de permitir o diagnóstico, tratamento e controle da anemia ferropriva em crianças a partir das escolas, de forma sustentável, permitindo criar um programa de combate à anemia que associe baixo custo e um processo simples de gestão e monitoramento. 

Segundo Katherine, o projeto será desenvolvido em várias etapas e as atividades tiveram início em 2016 com o mapeamento das tecnologias sociais aderentes às comunidades ribeirinhas do município de Borba. A segunda etapa consistiu na coleta de dados para implantação do projeto em Nova Olinda do Norte e Itacoatiara. E a terceira etapa terá início no mês de março com a implantação das tecnologias sociais em comunidades dos três municípios. 

Nos municípios, o projeto será desenvolvido em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Educação, Meio Ambiente e Obras, além do envolvimento das lideranças comunitárias locais. 

Na prática o projeto viabiliza além do exame para diagnóstico da anemia ferropriva, a utilização das tecnologias sociais, entre elas a implantação de fossas ecológicas, que utilizam um sistema de tratamento e reaproveitamento dos nutrientes fluentes do vaso sanitário. O equipamento foi criado por Tom Watson, nos Estados Unidos das América, e adaptado por permacultores brasileiros. Nesse sistema ocorre a decomposição anaeróbica da matéria orgânica, mineralização e absorção pelas plantas.

Segundo Katherine, esse é um projeto ideal para as comunidades, onde não há infraestrutura de saneamento básico. "A falta de saneamento básico acarreta o aparecimento de doenças, principalmente entre as crianças, por isso vemos como de extrema importância a implantação de projetos como esse cujos resultados iremos ver a médio e longo prazos, com as crianças de agora que serão adultos mais saudáveis no futuro".

Os municípios que participarão do projeto, Borba, Nova Olinda do Norte e Itacoatiara ficam localizados a 322, 236 e 211 quilômetros, respectivamente, distantes de Manaus, por via fluvial. Itacoatiara, que é ligada à capital por estrada, fica a 270 quilômetros de Manaus.

Ultravioleta para melhorar condição da água

Outra tecnologia social que será aplicada nos três municípios será o de desinfecção solar da água potável, um processo simples e barato que utiliza radiação ultravioleta (UV) solar e a alta temperatura para neutralizar elementos patogênicos que causam diarreias e outras doenças de veiculação hídrica. 

Os banheiros ecológicos também são uma tecnologia social que será disponibilizada para as comunidades no Amazonas. A técnica consiste na implantação de um sistema de saneamento descentralizado, em regiões com alagamentos sazonais, com a adaptação de um recipiente impermeável instalado acima do solo e fixo por hastes, de modo que o movimento das águas não permita o extravasamento dos dejetos. Nesse sistema não se utiliza água para diluição dos dejetos. 

Katherine Benevides destaca que são soluções simples, economicamente viáveis e sustentáveis que irão permitir que as populações ribeirinhas do interior do estado tenham acesso a serviços básicos e possam se manter longe de doenças que afetam principalmente as crianças. "As crianças muitas vezes tem seu desenvolvimento retardado ou interrompido por contraírem doenças simples de serem combatidas e com esse projeto nós estamos buscando a solução para esses problemas", destaca. 

Ela ressalta ainda que a escolha dessas tecnologias foi feita a partir de um diagnóstico preliminar, realizado com a participação das populações locais, levando em conta o contexto atual e identificando as demandas e as carências dos moradores. 

Estado pioneiro - A coordenadora lembra ainda que o estado do Amazonas foi o primeiro estado da região Norte e o segundo do Brasil, depois do Rio Grande do Sul, a aprovar  um Programa para a Primeira Infância. Criado em consonância com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), o programa foi lançado em 2015 pelo Governo Federal.

O programa visa à promoção do desenvolvimento integral da criança, desde a gestação até os seis anos de idade, por meio da integração das Políticas Públicas desenvolvidas no âmbito da saúde, educação e assistência social do estado e dos municípios.

Foto: Valdo Leão/Secom

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)