30 de janeiro de 2017

Polícia apreendem cerca de uma tonelada de drogas

Uma ação conjunta entre a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e a Polícia Civil resultou na apreensão de aproximadamente uma tonelada de drogas na quinta-feira (26). Três pessoas foram presas. A ação foi realizada pela Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência da SSP-AM, Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) e Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), com apoio da Delegacia Fluvial (Deflu).

 

Com essa quantidade, o Amazonas registra mais um recorde de apreensão de drogas no País, cerca de 22 toneladas em pouco mais de dois anos. O montante é o equivalente à somatória de apreensões dos últimos 25 anos antes de 2015.

 

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, destacou que as apreensões representam um duro ataque às organizações criminosas, que utilizam o dinheiro do narcotráfico para fomentar os negócios criminosos no Estado. "Atacando o tráfico de entorpecente, estamos cortando a fonte que alimenta o crime organizado", afirmou Sérgio Fontes.

 

A droga apreendida, pasta base de cocaína e maconha do tipo skunk, é de origem colombiana e peruana, segundo as primeiras investigações, e havia sido enviada para ser distribuída em Manaus. Na ação foram presos Eiderlan Correa Lima, 38, Ebimar Correa Martins, 30, e Rodrigo Pereira de Moraes, 34.

 

Investigação - De acordo com a secretária executiva-adjunta de Inteligência da SSP-AM, Tamera Maciel, o grupo estava sendo investigado há três meses. "Essa é primeira grande apreensão do ano entre Secretaria de Segurança e Polícia Civil, sendo resultado de alguns meses de investigação dessa rota", explicou.

 

Parte da droga foi apreendida pela manhã no conjunto Nova Galileia, no bairro Nova Cidade, zona Norte, cerca de 250 quilos, e a outra parte foi encontrada escondida na mata, em uma comunidade de Jatuarana, localizada à margem esquerda do Rio Amazonas, próximo à região do bairro Puraquequara.

 

O diretor do Denarc, Paulo Magnivier, explicou como a droga foi dividida. "Toda a droga foi colocada em uma região do Puraquequara e aí foi feita uma movimentação de uma parte dela para o Nova Cidade, para onde as equipes do Denarc, Seai e Grupo Fera se dirigiram e fizeram a apreensão de 250 quilos de entorpecentes e a prisão do Eiderlan", explicou.

 

Após a prisão de Eiderlan, policiais abordaram a Ebimar e Rodrigo, que levaram as equipes até a uma região de mata onde estava o restante do entorpecente. O trio foi autuado por tráfico de drogas e associação ao tráfico. Eles serão encaminhados ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM).

FOTOS: BRUNO ZANARDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.