Defesa Civil do Amazonas coloca a região do Juruá em “Situação de Alerta” por conta da enchente

Em Destaque
Por -
0

A Defesa Civil do Amazonas emitiu "Situação de Alerta", nesta terça-feira, 10, para os municípios localizados na calha do rio Juruá. As cidades estão em processo natural de enchente, mas a região ultrapassou a cota de alerta e apresenta um volume de chuvas acima da média para o período.

 

"Neste momento estamos orientando as prefeituras da calha do Juruá, quanto situação climatológica nessa região. As cidades devem ainda, apresentar o plano de contingência, que compreende o levantamento de pessoas que podem ser afetadas e possíveis danos, uma vez que o executivo municipal é o responsável pela primeira resposta ao desastre", informou o secretário executivo do órgão, coronel Fernando Pires Junior.

 

A Situação de Alerta é estágio que antecede a Situação de Emergência, e foi emitido para os municípios de Guajará, Juruá, Eirunepé, Itamarati, Ipixuna, Envira, Cararuari.

 

Cotas- Em Guajará, cidade referência para os demais municípios da calha do Juruá, a cota de alerta é de 12m10. Hoje o nível do rio registrou 12m31, ultrapassando 21 centímetros. A maior enchente registrada neste município foi em 2013, atingindo a máxima de 13,52m.

 

As previsões Meteorológicas para a região, conforme o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), apresentam chuvas acima do padrão climatológico para o período nesta calha.

 

Segundo o Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa), da Defesa Civil do Estado, devido às características físicas do rio naquela região, que apresenta leito estreito, o aumento de chuvas, pode, ocasionalmente provocar enxurradas bruscas. O Cemoa informa ainda que, no ciclo natural de enchente no Estado, a região do Juruá é sempre a primeira afetada. As demais calhas seguem dentro da normalidade.

 

FOTOS: DIVULGAÇÃO/DEFESA CIVIL AM




Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)