CIDADES Resultados de pesquisas científicas sobre Vigilância em Saúde foram apresentados durante a 1ª Jornada do PAIC-FVS

Em Destaque
Por -
0


Nove pesquisas científicas foram apresentadas nesta quinta-feira (25/08),  durante a “1ª Jornada do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC-FVS)”. O evento foi realizado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), órgão da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), e tem a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

 

O aluno de medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e bolsista do PAIC-FVS, Gabriel Sampaio, apresentou a complexidade do "Perfil Epidemiológico da Aids em Menores de Treze Anos de Idade por Transmissão Perinatal e de Gestantes HIV Positivo e da Aids em Mulheres de Idade Fértil no Estado do Amazonas de 2003 a 2012".

“Resultados da análise de dados durante um ano de estudo demonstraram que houve uma intensificação e expansão da epidemia HIV/AIDS no público alvo da pesquisa, com tendência de crescimento nas três populações, precisamente, 46% (menores de 13 anos), 50% (menores de 5 anos), 100% (Gestantes HIV- Positivo)", disse Gabriel.

Inseticida - Outro tema abordado durante a jornada foi ''Avaliação da ''Residualidade do Inseticida Piretróide Etofen na Borrifação Intradomiciliar para o Controle Anofelinos", apresentado pelo o aluno de biotecnologia da Ufam, Lucas Ferreira. A pesquisa tinha o objetivo de avaliar o efeito residual do inseticida Etofenprox 20PM, em diferentes tipos de superfícies (moradias), em uma comunidade escolhida em Manaus com transmissão de malária.

“É importante salientar que essa é uma estratégia usada para o combate à endemia e entre os resultados identificados durante a pesquisa, ficou claro a eficácia do  inseticida, principalmente, em superfície de madeira, este por exemplo, não é a moradia mais frequentes nos dias atuais, mesmo em localidades rurais", informou Lucas.

De acordo com a coordenadora do PAIC, Leila Ferreira, os trabalhos foram bem executados e seus resultados foram surpreendentes. "Essas pesquisas serão aproveitadas para atualizar e promover mudanças nas  ações de vigilância em saúde. A instituição que investe em pesquisa só tende a crescer e melhorar a prestação dos serviços junto à população", disse.

Sobre o Paic-  tem por objetivo apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais fornecidos pela FAPEAM, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Estado. Este ano, será 2ª edição do PAIC/FVS que foi contemplado com cinco bolsas  para os projetos iniciados agora em agosto de 2016 e que serão desenvolvidos durante 12 meses com a orientação de mestres e doutores que fazem parte do quadro de servidores públicos da FVS.

FOTO: DIVULGAÇÃO/FVS

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)