25 de agosto de 2016

CIDADES Resultados de pesquisas científicas sobre Vigilância em Saúde foram apresentados durante a 1ª Jornada do PAIC-FVS


Nove pesquisas científicas foram apresentadas nesta quinta-feira (25/08),  durante a “1ª Jornada do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC-FVS)”. O evento foi realizado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), órgão da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), e tem a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

 

O aluno de medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e bolsista do PAIC-FVS, Gabriel Sampaio, apresentou a complexidade do "Perfil Epidemiológico da Aids em Menores de Treze Anos de Idade por Transmissão Perinatal e de Gestantes HIV Positivo e da Aids em Mulheres de Idade Fértil no Estado do Amazonas de 2003 a 2012".

“Resultados da análise de dados durante um ano de estudo demonstraram que houve uma intensificação e expansão da epidemia HIV/AIDS no público alvo da pesquisa, com tendência de crescimento nas três populações, precisamente, 46% (menores de 13 anos), 50% (menores de 5 anos), 100% (Gestantes HIV- Positivo)", disse Gabriel.

Inseticida - Outro tema abordado durante a jornada foi ''Avaliação da ''Residualidade do Inseticida Piretróide Etofen na Borrifação Intradomiciliar para o Controle Anofelinos", apresentado pelo o aluno de biotecnologia da Ufam, Lucas Ferreira. A pesquisa tinha o objetivo de avaliar o efeito residual do inseticida Etofenprox 20PM, em diferentes tipos de superfícies (moradias), em uma comunidade escolhida em Manaus com transmissão de malária.

“É importante salientar que essa é uma estratégia usada para o combate à endemia e entre os resultados identificados durante a pesquisa, ficou claro a eficácia do  inseticida, principalmente, em superfície de madeira, este por exemplo, não é a moradia mais frequentes nos dias atuais, mesmo em localidades rurais", informou Lucas.

De acordo com a coordenadora do PAIC, Leila Ferreira, os trabalhos foram bem executados e seus resultados foram surpreendentes. "Essas pesquisas serão aproveitadas para atualizar e promover mudanças nas  ações de vigilância em saúde. A instituição que investe em pesquisa só tende a crescer e melhorar a prestação dos serviços junto à população", disse.

Sobre o Paic-  tem por objetivo apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais fornecidos pela FAPEAM, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Estado. Este ano, será 2ª edição do PAIC/FVS que foi contemplado com cinco bolsas  para os projetos iniciados agora em agosto de 2016 e que serão desenvolvidos durante 12 meses com a orientação de mestres e doutores que fazem parte do quadro de servidores públicos da FVS.

FOTO: DIVULGAÇÃO/FVS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

A loja mais completa e o crediário mais fácil da cidade.

A loja mais completa e o crediário mais fácil da cidade.
Vem pro Chora!

Pedidos On Line

Pedidos On Line

RIFÃO

RIFÃO
Mil reais Compra chora Pra Vender Fiado 1 ano de academia 1 Jantar a dois no shushiburger 1 Pct redução de medidas (5 sessoes massagem modeladora) Companhia de Estética e Beleza Magras 1 look Ele&Ela 1 ano academia SuarFit 1 combo suplementos Farma Norte (Cafeina, BCCA e Whey) 1 pacote cilios fio a fio natural +design de sobrancelhas completo + depilação: buço+axilas (Espaço beleza Joyce Nascimento) 1 Bronzeamento (Joyce Bronzeamento)

Vem pro Mundo das Delícias!

Vem pro Mundo das Delícias!
#LorinhoPizzaeSorvete PizzaDelivery: (97)9 8117-4097 (97) 9 8408-8097 (97) 9 8127-2257 (97) 9 9164-3178 3561-9474 97 8117-4097 (Whatsapp)