ENFERMEIROS RECEBEM CAPACITAÇÃO EM TESTES RÁPIDOS DE HIV, SÍFILIS E HEPATITE EM COARI

Com Assessoria de Comunicação
A Prefeitura Municipal de Coari, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em parceria com a Coordenação Estadual de Combate a DST/AIDS, realizou um curso de capacitação dos enfermeiros do programa de estratégia de saúde da família do município.

Com o foco em restes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis, como HIV, Hepatite e Sífilis, abordando conhecimentos científicos e técnicos, a capacitação foi realizada nos dias 17, 18 e 19 de Maio e conseguiu alcançar 45 profissionais da área de saúde.
Segundo técnica e capacitadora da Coordenação Estadual de DST/AIDS E Hepatite Viral,  Josana Figueiredo, que ministrou o curso, os enfermeiros aprenderam tudo sobre às doenças e métodos de abordagem. "Além de saber realizar o teste corretamente é necessário saber abordar e acolher esse paciente. Essas doenças ainda são discriminadas pela população e ainda falta conscientização", disse.
*OBJETIVO GERAL*
De acordo com ela, o objetivo é descentralizar o programa do Instituto de Medicina Tropical e levar esse teste rápido a todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade, dessa forma será alcançado mais pessoas e ter um controle maior sobre a doença.
A coordenadora Municipal do programa DST/AIDS, Enfermeira Patrícia Costa, explica ainda que a qualificação desses profissionais atinge não só o portador da doença, mas também toda a população, que fica mais informada e consegue combater a doença com mais eficácia.
*O PROGRAMA*
O município conta com o programa DST/AIDS, localizado no Instituto de Medicina Tropical, que disponibiliza atendimento médico ambulatorial, teste rápido, distribuição de preservativos masculino/feminino, atendimento psicológico e assistência social.
A Secretaria de Saúde realiza trabalhos de conscientização durante todo o ano. Palestras nas escolas, praças, campanhas de prevenção alertando à sobre os riscos causados pelas doenças sexualmente transmissíveis e as devidas formas de tratamento.

Comentários