14 de dezembro de 2015

TEATRO E LITERATURA DESPERTAM TALENTOS EM COARI


Lançamento de livro de cordel e apresentação de peça teatral marcam noite histórica para a cultura coariense   




O encerramento das oficinas de Literatura de Cordel e Direção de Teatro realizado pela Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, na noite da última segunda-feira, 07, com o lançamento do livreto de cordel coletivo “A história e a cultura coariense nas rimas do cordel” e a apresentação da peça teatral “Rio de Ouro: fragmentos” marcou um novo momento para a cultura coariense.

O evento aconteceu no auditório Silvério José Nery e foi prestigiado pela secretária de desenvolvimento social e primeira-dama de Coari, Eliete Magalhães; a secretária de educação, Elaine Vasquez; o secretário de cultura e turismo, Archipo Góes; e o diretor da empresa Transpetro S/A, Cláudio Negrão. Na programação foi apresentada à comunidade os resultados dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas de Literatura de Cordel, Direção de Teatro e do Curso de Iniciação Musical promovidos pela Prefeitura de Coari, através da Secretaria de Cultura e Turismo, durante o segundo semestre deste ano.

O lançamento do livreto de cordel “A história e a cultura coariense nas rimas do cordel” é o resultado da produção coletiva dos 54 alunos que participaram da 1ª Oficina de Literatura de Cordel. A obra, de 24 páginas, é composta por 60 sextilhas – estrofes de seis versos, através das quais os participantes da oficina descrevem nos versos e nas rimas do cordel, uma Coari de ricas histórias e cultura popular. Já, a peça teatral “Rio de Ouro - fragmentos”, que conta trechos da história da origem de Coari a partir do elemento água, é fruto da primeira etapa da Oficina de Direção de Teatro, concretizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Coari e o Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas-CAUA, com o objetivo de dar oportunidade a artistas do segmento das artes cênicas (teatro, dança, circo) a se aprimorar ou conhecer a arte da direção. A oficina foi ministrada pelo ator e diretor teatral, James Araújo, da Universidade Federal do Amazonas-UFAM.



O público que lotou o auditório Silvério Nery para prestigiar o evento, ainda pode desfrutar de uma apresentação musical exibida pela Banda da Escola Municipal de Música de Coari, sob o comando do maestro e trombonista, Gilberto Souza, da Ordem dos Músicos do Brasil, seção Amazonas. A banda é constituída por alunos do Curso de Iniciação Musical, iniciado em outubro deste ano, com 450 alunos.

Compromisso com a cultura e a valorização do artista coariense

O trabalho de promoção de cursos e oficinas culturais realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo faz parte da implementação de uma ousada política de compromisso com a cultura e a valorização do artista coariense, que tem o intuito de promover, incentivar e fortalecer a cultura do município, através da formação e da inclusão dos artistas locais em atividades culturais para que estes possam difundir seus talentos e garantir a manutenção econômica e cultural de seus trabalhos artísticos.



Com foco nessa política, o atual Governo Municipal, já garantiu fomentar à cultura coariense nos segmentos de música, teatro e literatura, seja através da realização de curso, oficina ou contratando os artistas da cidade para os eventos da prefeitura. O trabalho vem dando tão certo, que em apenas sete meses de gestão, o projeto ajudou a publicação de três obras literárias e os cursos e oficinas já beneficiaram cerca de seiscentos jovens coarienses.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

A loja mais completa e o crediário mais fácil da cidade.

A loja mais completa e o crediário mais fácil da cidade.
Vem pro Chora!

Pedidos On Line

Pedidos On Line

RIFÃO

RIFÃO
Mil reais Compra chora Pra Vender Fiado 1 ano de academia 1 Jantar a dois no shushiburger 1 Pct redução de medidas (5 sessoes massagem modeladora) Companhia de Estética e Beleza Magras 1 look Ele&Ela 1 ano academia SuarFit 1 combo suplementos Farma Norte (Cafeina, BCCA e Whey) 1 pacote cilios fio a fio natural +design de sobrancelhas completo + depilação: buço+axilas (Espaço beleza Joyce Nascimento) 1 Bronzeamento (Joyce Bronzeamento)

Vem pro Mundo das Delícias!

Vem pro Mundo das Delícias!
#LorinhoPizzaeSorvete PizzaDelivery: (97)9 8117-4097 (97) 9 8408-8097 (97) 9 8127-2257 (97) 9 9164-3178 3561-9474 97 8117-4097 (Whatsapp)