Governo tenta emparedar Temer e fazê-lo defender Dilma

Em Destaque
Por -
0


Por: Reinaldo Azevedo

O Planalto, quem diria?, descobriu a súbita importância de Michel Temer, vice-presidente da República e comandante do PMDB. Incrível, não? Em agosto, sem condições de fazer o trabalho de coordenação política porque sabotado por petistas, ele teve de deixar o cargo. A presidente obedecia, então, às orientações estratégicas de Aloizio Mercadante… Agora, ela está sob o cerco do lulismo.
O Planalto quer constranger o vice a entrar de corpo e alma na luta contra o impeachment, que é uma forma de tentar inviabilizá-lo como alternativa de poder. Temer é um homem experiente. Espero que não caia no truque.

Sim, ele tem os deveres institucionais de lealdade — e não lhe cabem mesmo saliências, apresentando-se, na seara política, como alternativa à mandatária, mas, constitucionalista que é, sabe que tem de zelar por seu papel institucional: se ela vier a ser apeada do poder pelo impeachment, será ele o presidente da República.

E, por óbvio, não cabe ao vice ignorar essa condição e colar-se à imagem da presidente, como se graves responsabilidades não possam vir a lhe pesar sobre os ombros. Ora, ora… Dilma teve tantas chances, antes, de manter por perto o vice-presidente, não é? Mas preferiu o caminho contrário.
Publicidade
Nesta quinta, Temer afirmou um enigmático “espero que ao final deste processo, o país saia pacificado”. É o que lhe cabe dizer. Não dá para ir muito além disso. Paz, pra valer, sem grupos descontentes nas ruas, não haverá. A questão é avaliar se aqueles que protestam estão com a maioria ou com a minoria.

Presidente e vice se encontraram nesta quinta. As versões de petistas e peemedebistas não coincidem em nada — nem no tempo de duração da reunião. O ministro Jaques Wagner (Secretaria de Governo), numa ousadia que beira o absurdo, decidiu se comportar como porta-voz do peemedebista. Disse: “Assim como nós, Temer não vê nenhum lastro para esse processo de impeachment”. Até onde se sabe, o vice tem boca e pode falar por conta própria o que quiser, quando quiser.

Espero que Temer resista, seja prudente e não caia nessa conversa. Os dias que vêm pela frente não serão fáceis. O descontentamento nas ruas é crescente, e o próprio governo desenha cenários que podem degenerar em conflitos sociais em razão da crise.

O vice-presidente certamente tem claro que deve se preservar como alternativa de poder, em vez de se jogar de cabeça no poço sem fundo da reputação petista.
A esta altura, é só uma questão de responsabilidade.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)