Juiz cassa prefeito de Codajás por compra de votos e abuso de poder

Em Destaque
Por -
0

O juiz eleitoral Celso Souza de Paula cassou, nesta sexta-feira (29), o registro de candidatura do prefeito de Codajás Abraham Lincoln Dib Bastos (PSD) e do vice-prefeito Jorge Amaral do Nascimento (PSDC) por compra de votos e abuso de poder econômico nas eleições de 2012. A decisão pode ser contestada, primeiro em Codajás, e depois no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).
De autoria da coligação “União de Todos”, a Ação de Investigação Judicial Eleitoral acusa Abraham Lincoln de ter doado vaso sanitário e tratamento médico para pessoas carentes em troca de votos. À justiça, a moradora Tabita Luana da Silva de Souza disse que o prefeito a levou para Manaus para tratamento de sua filha na clínica Olhos Klínica, e que ele pagou sua passagem para Manaus e a consulta médica.
“A mencionada senhora também disse que foi procurada por um representante do candidato a prefeito lhe oferecendo dinheiro para que não divulgasse a história da consulta”, diz um trecho da decisão.
Outra moradora, Marileide Matos da Silva, afirmou no processo que a mulher de Abraham Lincoln, Elielza, procurou-a e lhe deu canos e um vaso sanitário, além de comida, em troca de voto. “As duas narrativas são claras e bem detalhadas, dando conta do abuso de poder econômico utilizado em desfavor do equilíbrio da disputa eleitoral no município de Codajás”, diz o magistrado em sua setença.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) manifestou-se contrário à condenação do prefeito. O juiz Celso de Paula é lotado em Anamã e foi designado para julgar esse caso pela presidente do TRE-AM, desembargadora Socorro Guedes.

Outra cassação
Em maio de 2013, Abraham Lincoln teve seu registro de candidatura  cassado porque ele não teria prestado contas de recursos recebidos de um convênio com o com o FNDE. Entretanto, em agosto do mesmo ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) "descassou" o prefeito.

Fonte Jornal A Crítica. 
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)