HOMOLOGAÇÃO DO CURSO DE MÉDICO EM COARI

Em Destaque
Por -
0
Prefeito Raimundo Magalhães recebeu comissão da UFAM em seu gabinete na prefeitura.  Foto: Daniel Almeida. 

Dois dias depois de representantes das comissões de infraestrutura, equipamentos e pessoal reunir com o prefeito de Coari, Raimundo Magalhães, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) divulgou em seu site, que em reunião realizada na manhã da última sexta-feira, 15, o Conselho Universitário da Instituição (Consuni) homologou duas resoluções da Câmara de Ensino de Graduação (CEG), do Conselho de
Ensino, Pesquisa e Extensão (Concepe), que tratam, respectivamente, da aprovação do Projeto Pedagógico, e regulamentação do Curso de Medicina (diurno) no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) – Campus da UFAM em Coari.

O prefeito Magalhães, que está cumprindo agenda de trabalho em Manaus comemorou a notícia. "Isso é um sinal de que estamos no caminho certo, e as instituições estão confiantes no nosso trabalho", disse.

Em Manaus o prefeito de Coari e secretários municipais reuniram-se com representantes do SEBRAE.  FOTO: Divulgação. 

Magalhães aproveitou para dizer que hoje esteve reunido com a diretora técnica do Sebrae/AM, Lamisse Cavalcante, em Manaus, onde iniciou a discussão para uma grande parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de Coari. "Nosso objetivo é promover uma revolução na política de incentivo à agricultura familiar, através da implementação do Banco do Povo em Coari", garantiu.

Na reunião ocorrida na quarta-feira da semana passada entre o prefeito Magalhães e os representantes das comissões de infraestrutura, equipamentos e pessoal, o arquiteto Emiliano Pereira, o médico e professor Ivan Tramujas e o médico Luiz Fernando, ambos responsáveis pela articulação da implementação da escola de medicina em Coari, foi efetivada a parceria entre a UFAM e o Município de Coari, com a doação do terreno onde será construído o prédio da escola de medicina, localizado na entrada do Bairro Nazaré Pinheiro.

Segundo o arquiteto Emiliano Pereira, a obra está prevista para ser iniciada no início do ano de 2016, e deve ser concluída em 18 meses. O prédio terá uma área de 4.500m², com quatro pavimentos. Para a reitora da UFAM, professora doutora Márcia Perales, a homologação da implantação do curso de Medicina em Coari é uma vitória de todos os envolvidos. "Quero agradecer à faculdade de Medicina
porque foi muito importante, e será, no processo de implantação.

Agradecer também ao ICB (Instituto de Ciências Biológicas) e ao ISB de Coari. Isso é uma conquista da UFAM, da sociedade, para que possamos não só ampliar vagas, mas ampliá-las numa área onde nós temos um quantitativo insuficiente de médicos para as demandas postas na sociedade. O Consuni fez isso com muita clareza e serenidade".

Inovação

Conforme a publicação do site da instituição, o Projeto Pedagógico do
Curso de Medicina a ser implantado no ISB/ UFAM Coari, possui princípios inovadores na formação dos futuros bacharéis de Medicina, que serão médicos generalistas, com atenção essencialmente voltada à Saúde Básica (SUS).

De acordo com esse novo modelo, o aluno é colocado precoce (1º período) e intensamente (oito horas práticas por semana) em atividade na Unidade Básica de Saúde (UBS) e fará visitas domiciliares, no
cumprimento de uma disciplina chamada `Família e Comunidade´, que figura longitudinalmente em todos os períodos que antecedem ao Estágio Curricular Supervisionado. Ou seja, desde o início, o aluno íntegra-se à equipe e faz, tutelado, todas as atividades atinentes à atenção básica.

Esse modelo de formação permite que o acadêmico de Medicina se integre a um sistema ordenado, voltado para o perfil epidemiológico, proporcionando a aquisição de conhecimentos técnicos, responsabilidade social e atitudes eticamente relevantes.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)