Header Ads

Cerca de 20 mil alunos serão atendidos em projeto de prevenção à violência em Itacoatiara


Cerca de 20 mil alunos das redes municipal e estadual de ensino do município de Itacoatiara serão atendidos pelo projeto "Educar para Prevenir" lançado nesta quinta-feira, dia 7 de maio, pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), no município de Itacoatiara. A ação, de caráter preventivo, tem o objetivo de alertar os jovens sobre o tráfico de drogas, violência sexual, sexualidade, exploração sexual de crianças e adolescentes, bullying nas escolas, e outros assuntos.

A apresentação do projeto foi feita pelo secretário executivo adjunto de Operações da SSP-AM, Pedro Florêncio, juntamente com o major Antônio Marcos Beckman, comandante da Polícia Militar em Itacoatiara, e coordenadores dos projetos sociais do Sistema de Segurança, que irão atuar nesse projeto.  

Participaram da solenidade, a gestora do Previne da SSP-AM, Edméia Holanda, coordenador do PRÓ-VIDA da Polícia Civil, Renato Elias, e diretora de Planejamento Estratégico da Secretaria de Educação, professora Valdeli Barros.

O projeto vai promover diversas palestras nas escolas municipais e estaduais sobre as questões relacionadas à prevenção às drogas, saúde, educação e família. De acordo com Pedro Florêncio, o trabalho de prevenção é essencial na sociedade, como forma de evitar que os jovens ingressem na criminalidade. "Se agirmos na base, vamos conseguir alcançar o objetivo maior que é evitar o envolvimento de jovens no mundo do crime", disse.

Expansão - Sobre a expansão do projeto de prevenção para outros municípios, o secretário Pedro Florêncio explica que a ideia é adotar o modelo em outros locais. "O projeto nasceu através do chamado feito pela comunidade e pelo governador José Melo para atuar na prevenção às drogas. Os outros municípios já trabalham alguns dos programas de forma individual, mas a iniciativa de realizar o projeto conjunto é utilizar o mesmo modelo em outras cidades e também na área rural", afirmou.

A gestora do Previne, Edméia Holanda comentou sobre a importância do projeto no desenvolvimento social e educacional das crianças e jovens. "É preciso atuarmos junto aos jovens para uma conscientização e promover o diálogo entre os pais. A escola tem um papel fundamental na formação dos adolescentes, mas os pais são os principais educadores. O projeto vai solidificar esse trabalho e união entre órgãos competentes, profissionais da área da saúde e educação com as famílias", disse Edmeia.

O coordenador do projeto, major Beckman, explica que uma sala do Comando da Policia Militar em Itacoatiara servirá como sede do projeto. "A equipe de multiplicadores vai ter uma sala exclusiva no comando para desenvolver e planejar todas as atividades que serão realizas nas escolas. Com esse espaço podemos receber pais para palestras e momentos de diálogo", disse.

CRÉDITO DAS FOTOS: W. REDMAN/SECOM



Nenhum comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Tecnologia do Blogger.