SDS anuncia para este semestre o início do zoneamento econômico ecológico da região do rio Madeira

Em Destaque
Por -
0
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), vai iniciar neste semestre o trabalho de Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) na região do rio Madeira. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira, 12 de março, durante a apresentação da segunda edição da Revista Amazonas Sustentável, no Centro Cultural Povos da Amazônia, bairro Crespo, zona sul de Manaus, e que contou com a presença do ator e ambientalista Vitor Fasano.

O ZEE é um instrumento técnico e político de gestão territorial, referencial para o planejamento de desenvolvimento e uso do território, que identifica as potencialidades e as limitações de cada região, referentes aos seus recursos naturais, orientando investimentos do governo e do setor privado, com vistas à proteção ambiental e ao desenvolvimento sustentável. De acordo com a secretária da SDS, Kamila Amaral, o ZEE é uma ferramenta importante para contribuir com as ações de combate ao desmatamento.

"O controle do desmatamento significa fazer o manejo florestal. O zoneamento nada mais é que destinar áreas para o desenvolvimento sustentável. O Amazonas tem áreas para fazer o manejo com potencial para ser um polo moveleiro, por exemplo. Quando se faz o zoneamento já se pensa em todas essas estratégias. Se no local já há uma pessoa que faz o manejo ela não vai aceitar que entrem nessa área de floresta para desmatar, ou seja, a própria sociedade se torna fiscal no combate ao desmatamento"', ressaltou Kamila.   

Com o zoneamento, destacou Kamila, será possível dotar os governos federal, estadual e municipais de bases técnicas para as políticas públicas e promover o ordenamento territorial. Permite, ainda, aumentar a eficácia da intervenção pública na gestão territorial; ser instrumento de negociação entre várias esferas de governo e entre estas e o setor privado e sociedade civil, fortalecendo parcerias.

Revista - A segunda edição da revista Amazonas Sustentável, publicação produzida pela SDS, reúne balanço das principais ações do Governo do Amazonas na área ambiental. A publicação será distribuída gratuitamente para instituições de ensino e pesquisa, escolas e bibliotecas.

Entre os principais dados publicados na revista está a redução do desmatamento no Amazonas, que caiu 20% em setembro de 2014 em relação a 2013 tendo como fonte de informação os relatórios do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ainda de acordo com a publicação, no acumulado de 11 anos o desmatamento no Estado reduziu 70%.  Em um dado mais recente publicado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente (Imazon), o Amazonas ficou com a porcentagem de 1% do total de 288 quilômetros de área desmatada, ou seja, 2km2 sendo o Estado que menos desmatou em janeiro de 2015 em comparação com os estados da Amazônia Legal.

Sobre o manejo florestal, a publicação informa que houve um crescimento de 50% no volume de madeira manejada em 2014 em relação ao ano anterior, após ações integradas SDS e Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Na geração de renda sustentável mais de 6 mil famílias foram beneficiadas pelas ações ambientais desenvolvidas pelo Estado como a extração de castanha, pescado e venda de produtos agrícolas o que representa um rendimento de R$ 13.7 milhões.

A publicação traz ainda dados como o aumento de 40% do manejo do pirarucu no ano de 2014 em relação a 2013, com uma produção 1000 toneladas com faturamento de R$ 6 milhões. De acordo com Kamila, a revista é uma prestação de contas do Estado em relação a políticas ambientais.

"O objetivo da revista é mostrar o que o Amazonas está fazendo em relação às políticas públicas voltadas para o meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Como a política ambiental é transversal, trazemos dados de produção também. Na capa destacamos o manejo do pirarucu ao longo de 2014. Nós conseguimos impulsionar a despesca do pirarucu em lagos manejados onde a comunidade consegue fazer a pesca e dividir o lucro entre eles. É um número fantástico onde conseguimos preservar, conservar e ao mesmo tempo fazer a produção do pirarucu aumentar", disse.   

O ator Victor Fasano destacou o lançamento da revista como divulgação de boas práticas em prol do meio ambiente. Ele ressaltou a importância do manejo como forma de agregar valor aos produtos da floresta. "As boas práticas precisam ser divulgadas e uma revista como essa mostra os passos que o governo está tentando dar para fazer com que o Amazonas se torne realmente sustentável, com as populações entendendo que é vantajoso proteger a floresta. O manejo é fundamental para isso", afirmou.

Fasano é um dos idealizadores do movimento Amazônia para Sempre e atua em parceria coma a atriz Christiane Torloni. O ator também lançará o projeto agente ambiental.org para divulgar boas práticas ambientais pelo site wwwagenteambietal.org.br.  





FOTOS - NATHALIE BRASIL / AGECOM



Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)