Justiça condena Tiririca por paródia da música 'O Portão'

Em Destaque
Por -
0

O humorista e deputado federal Tiririca foi condenado pela Justiça de São Paulo a pagar uma indenização por parodiar a música "O portão", de Roberto e Erasmo Carlos, durante a campanha eleitoral do ano passado. Além dele, o diretório regional do Partido da República (PR) também foi condenado.

A sentença, emitida no dia 13 de março, partiu do juiz Márcio Teixeira Laranjo, da 21ª Vara Cível de São Paulo. Ele afirmou que "é de rigor reconhecer a ofensa ao direto autoral, pelo uso e transformação de composição sem autorização".

Foram decididos, em primeira instância, a proibição dos réus de utilizarem a canção e o pagamento de indenização - cujo valor ainda não foi divulgado - à editora EMI Songs, detentora dos direitos patrimoniais.

Além da música, Tiririca imitou Roberto Carlos na TV para pedir votos e cantou uma paródia da música, que dizia "Eu votei, de novo eu vou votar/Tiririca, Brasília é o seu lugar".

Apesar da apropriação de imagem indevida, a campanha parece ter surtido o efeito desejado, já que o humorista foi reeleito deputado federal por São Paulo, após conquistar mais de 1 milhão de votos, sendo o segundo mais votado do estado.

À Folha de São Paulo, o advogado de Tiririca, Ricardo Vita Porto, disse que vai entrar com um recurso contra a decisão. "Se precisarmos de autorização para fazer imitação de um artista, estaremos num cenário nebuloso. Isso coloca em risco a liberdade de expressão", revelou.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)