DO G1: ISRAEL VERSUS IRÃ, NA ONU

Em Destaque
Por -
0

Programa nuclear do Irã ameaça Israel, diz Netanyahu no Congresso dos EUA

Premiê de Israel discursou em Washington para tentar evitar acordo.
EUA e Irã negociam maneira de Teerã ter tecnologia atômica não-bélica.

Do G1, em São Paulo
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, acena ao chegar ao Congresso dos EUA para realizar um discurso nesta terça-feira (3) (Foto: Mandel Ngan/AFP)O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, acena ao chegar ao Congresso dos EUA para realizar um discurso nesta terça-feira (3) (Foto: Mandel Ngan/AFP)
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse nesta terça-feira (3) em discurso no Congresso dos EUA que a busca do Irã por armas nucleares pode ameaçar a sobrevivência de Israel. "O mundo deve exigir que o Irã pare de apoiar o terrorismo no mundo e pare de ameaçar aniquilar Israel", afirmou.
Ele quer que os parlamentares norte-americanos bloqueiem um acordo de Washington com o Irã, que assessores de Obama afirmam ser um possível marco da política externa do presidente. "Sabemos com certeza que qualquer acordo com o Irã incluirá concessões que o deixarão com vasta infraestrutura nuclear", disse. "Este é um mau acordo. Ficaremos melhor sem ele", alegou, enfatizando que o trato "não será um adeus às armas, mas um adeus ao controle delas (...) Uma contagem regressiva a um potencial pesadelo nuclear".

Os ataques ao governo iraniano foram reiterados. "O regime iraniano representa uma grave ameaça, não apenas para Israel, mas também para a paz do mundo todo", disse o israelense, que foi bastante aplaudido pelo parlamentares americanos. "Todos devemos agir juntos para impedir a marcha de conquista, subjugação e terror do Irã", acrescentou.
'EUA com Israel'
Netanyahu negou que sua presença no congresso seja política. E afirmou acreditar que os congressistas dos dois lados da Casa "estão com Israel". Ele relembrou os laços dos EUA com o Estado judeu e disse que eles estão acima da política. "Compartilhamos de um destino comum", discursou. Cerca de 50 representantes democratas boicotaram a presença do premiê israelense.
No começo, o chanceler "amaciou" o discurso lembrando lembrando que os EUA, sob Barack Obama, se opuseram a medidas anti-Israel propostas na ONU e que sempre será agradecido ao presidente pelo apoio em assuntos que nunca se tornarão públicos porque são muito "estratégicos".
O convite a Netanyahu foi feito por líderes republicanos no Congresso com o embaixador israelense, sem ouvir antes a Casa Branca, numa quebra de protocolo que enfureceu o governo Obama.

Reação ao discurso
A líder dos democratas na Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, presente no Congresso, mostrou seu desgosto sacudindo a cabeça, levantando os olhos para o céu e comentando em voz alta várias passagens do discurso de Netanyahu.
"Como pessoa que aprecia a relação israelense-americana e que ama Israel, estou triste pelo insulto proferido contra a inteligência dos Estados Unidos como membro do grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança mais a Alemanha, que negociam com o Irã um acordo sobre seu programa nuclear), e triste pelo paternalismo a respeito de nossos conhecimentos sobre a ameaça representada pelo Irã", declarou em comunicado, inédito por sua severidade contra um líder estrangeiro, em particular israelense.
Alguns democratas, como os senadores Robert Menendez e Chuck Schumer, mostraram entusiasmo, mas a maioria dos democratas se limitaram a aplaudir por educação. Alguns até se mantiveram obstinadamente de braços cruzados durante todo o discurso de Netanyahu.

Após o discurso do premiê israelense, Obama disse que Netanyahu não trouxe nada de novo nem ofereceu nenhuma alternativa viável para prevenir o Irã de obter armas nucleares e que, sem um acordo, o Irã aceleraria seu programa nuclear. O presidente também pediu aos líderes do Congresso para que esperem até que haja um acordo com o Irã para avaliar o que fazer.
"O primeiro-ministro não ofereceu alternativas viáveis", afirmou Obama. Obama disse que só irá concordar com um acordo que impeça o Irã de obter armas nucleares.

Já o Irã declarou que o discurso de Netanyahu foi "entediante e repetitivo". "O discurso de hoje do primeiro-ministro do regime sionista foi entediante e repetitivo... e parte da campanha eleitoral dos radicais em Tel Aviv", diss a porta-voz do Ministro das Relações Exteriores do Irã, Marzieh Afkham, de acordo com a agência estatal IRNA.
Em comunicado, a porta-voz também denunciou que Netanyahu propaga "contínuas mentira" sobre os objetivos e as intenções por trás do programa nuclear. O discurso de Netanyahu "é um sinal de fraqueza e isolamento extremo dos radicais, incluindo quem apoia" Israel, disse a representante.
Para ela, os inimigos de Teerã "estão diante de sérios problemas com o avanço das negociações e a determinação do Irã em superar a crise".
Negociações
As negociações entre EUA e Irã buscam um acordo global que autorize algumas atividades nucleares civis, mas que impeça o acesso de Teerã à arma atômica. Em troca, os países ocidentais devem levantar as sanções internacionais que prejudicam a economia iraniana. Netanyahu discursou que, para ele, suspender as restrições sobre o programa nuclear iraniano em cerca de uma década abre o caminho para que o Irã tenha a bomba nuclear.
O presidente disse que não se encontrará com Netanyahu durante esta viagem, uma vez que o encontro apenas duas semanas antes das eleições israelenses poderia ser visto como uma interferência.

Casa Branca
A Casa Branca informou nesta segunda-feira que o discurso do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ao Congresso dos Estados Unidos não deve complicar as negociações nucleares com o Irã.
"Não deve, porque a comunidade internacional está unida, enquanto continuamos a buscar uma solução diplomática para as preocupações da comunidade internacional com o programa nuclear do Irã", disse o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, a repórteres.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)