7 de novembro de 2014

Defeso do jaraqui é adiado para 2015


Período que restringia a captura e consumo do jaraqui começaria dia 15, mas a liberação foi prorrogada até próximo ano
MANAUS - Ficou para 2015 o início do defeso do jaraqui, uma das espécies de peixes mais populares do Amazonas. O período que limita a captura do pescado estava previsto para começar no próximo sábado, 15 de novembro, mas o prazo foi adiado nesta quinta-feira (6). O motivo é diminuir o impacto imediato na renda de pescadores locais. 
A decisão ocorreu durante reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Amazonas (Cemaam). Segundo o presidente da Associação de Pescadores do município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), Alberto Brasil, adiar o defeso do jaraqui para o próximo ano era questão fundamental para os trabalhadores. “Se acontecesse o defeso do jaraqui teríamos um impacto grande na renda dos pescadores porque é um peixe que é diariamente consumido e vendido pela nossa classe”, disse.

Reunião contou com a participação de 42 conselheiros e representantes do setor pesqueiro do Amazonas (Foto: Divulgação/Agecom)
"Decidimos democraticamente colocar o defeso do jaraqui para 2015. Dessa forma o setor terá mais tempo para se organizar e manter a precaução em defesa do meio ambiente. Vale ressaltar também que o setor pesqueiro precisa participar ativamente da organização do setor para mantermos os estoques pesqueiros e garantir o peixe na mesa dos amazonenses”, enfatizou a titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Kamila Botelho. 
Com o adiamento, o jaraqui vai poder ser consumido normalmente pela população nos próximos meses, sem quaisquer restrição na captura e no consumo. 
Outros peixes
Com a alteração na resolução, ficou decidido que somente as espécies do carapari (Pseudoplatystoma) e surubim (Pseudoplatystoma Fasciatum) vão entrar nesse período do defeso. O limite de captura e transporte do carapari e surubim também foi alterado na resolução, passando de 5kg para o limite de até 10kg de peixes, por dia, para a subsistência das populações ribeirinhas. 
As alterações da resolução serão publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) no próximo dia 10 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

A loja mais completa e o crediário mais fácil da cidade.

A loja mais completa e o crediário mais fácil da cidade.
Vem pro Chora!

Pedidos On Line

Pedidos On Line

RIFÃO

RIFÃO
Mil reais Compra chora Pra Vender Fiado 1 ano de academia 1 Jantar a dois no shushiburger 1 Pct redução de medidas (5 sessoes massagem modeladora) Companhia de Estética e Beleza Magras 1 look Ele&Ela 1 ano academia SuarFit 1 combo suplementos Farma Norte (Cafeina, BCCA e Whey) 1 pacote cilios fio a fio natural +design de sobrancelhas completo + depilação: buço+axilas (Espaço beleza Joyce Nascimento) 1 Bronzeamento (Joyce Bronzeamento)

Vem pro Mundo das Delícias!

Vem pro Mundo das Delícias!
#LorinhoPizzaeSorvete PizzaDelivery: (97)9 8117-4097 (97) 9 8408-8097 (97) 9 8127-2257 (97) 9 9164-3178 3561-9474 97 8117-4097 (Whatsapp)