Defeso do jaraqui é adiado para 2015

Em Destaque
Por -
0


Período que restringia a captura e consumo do jaraqui começaria dia 15, mas a liberação foi prorrogada até próximo ano
MANAUS - Ficou para 2015 o início do defeso do jaraqui, uma das espécies de peixes mais populares do Amazonas. O período que limita a captura do pescado estava previsto para começar no próximo sábado, 15 de novembro, mas o prazo foi adiado nesta quinta-feira (6). O motivo é diminuir o impacto imediato na renda de pescadores locais. 
A decisão ocorreu durante reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Amazonas (Cemaam). Segundo o presidente da Associação de Pescadores do município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), Alberto Brasil, adiar o defeso do jaraqui para o próximo ano era questão fundamental para os trabalhadores. “Se acontecesse o defeso do jaraqui teríamos um impacto grande na renda dos pescadores porque é um peixe que é diariamente consumido e vendido pela nossa classe”, disse.

Reunião contou com a participação de 42 conselheiros e representantes do setor pesqueiro do Amazonas (Foto: Divulgação/Agecom)
"Decidimos democraticamente colocar o defeso do jaraqui para 2015. Dessa forma o setor terá mais tempo para se organizar e manter a precaução em defesa do meio ambiente. Vale ressaltar também que o setor pesqueiro precisa participar ativamente da organização do setor para mantermos os estoques pesqueiros e garantir o peixe na mesa dos amazonenses”, enfatizou a titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Kamila Botelho. 
Com o adiamento, o jaraqui vai poder ser consumido normalmente pela população nos próximos meses, sem quaisquer restrição na captura e no consumo. 
Outros peixes
Com a alteração na resolução, ficou decidido que somente as espécies do carapari (Pseudoplatystoma) e surubim (Pseudoplatystoma Fasciatum) vão entrar nesse período do defeso. O limite de captura e transporte do carapari e surubim também foi alterado na resolução, passando de 5kg para o limite de até 10kg de peixes, por dia, para a subsistência das populações ribeirinhas. 
As alterações da resolução serão publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) no próximo dia 10 de novembro.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)