Header Ads

Chegam primeiras fotos após liberação de robô pela sonda Rosetta


Módulo espacial Philae foi liberado na manhã desta quarta-feira (12). Previsão é que o robô toque o cometa 67P no início desta tarde.
12/11/2014 12h52 - Atualizado em 12/11/2014 13h02
Do G1, em São Paulo
Imagem feita pela sonda Rosetta mostra o módulo espacial Philae seguindo em direção ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko (Foto: ESA/Rosetta)Imagem feita pela sonda Rosetta mostra o módulo espacial Philae seguindo em direção ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko (Foto: ESA/Rosetta)
Philae mandou imagem logo após se desprender da Rosetta (Foto: ESA/Rosetta/Philae/CIVA )Philae mandou imagem logo após se desprender da Rosetta. É possível enxergar parte da asa solar e a própria sonda acima de um clarão (Foto: ESA/Rosetta/Philae/CIVA )
Chegou à Terra a primeira imagem mandada pelo módulo Philae, que se desprendeu nesta quarta-feira (12) da sonda Rosetta.

O módulo está em processo de pouso no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. A imagem, divulgada sem processamento, é pouco clara para um leigo. Mas apenas o fato de ter chegado à Terra já é um sinal de que o equipamento está operante.
A Philae foi liberada às 7h03 desta quarta-feira (12)e se prepara para pousar no corpo celeste, num feito considerado inédito.
Ao longo desta manhã, os pesquisadores sediados em Darmstadt, na Alemanha, e em vários outros países da Europa que cooperam com a agência, acompanham cada passo do processo de descida do Philae.
Depois da liberação da sonda, outras etapas importantes foram concluídas com sucesso. Entre elas, o reestabelecimento da comunicação entre a Terra e o robô, e o acionamento do trem de pouso do módulo, que alcançará a velocidade de 1 m/s no momento do impacto.
A missão tem o objetivo de estudar materiais restantes da formação do Sistema Solar que estão no cometa, além de gases e gelo. A pesquisa ajudará a entender a formação dos planetas e o surgimento da vida na Terra.
Se tudo der certo, em algumas horas os cientistas poderão comemorar a primeira vez que um robô pousa em um cometa.
Pouso no cometa (Foto: Editoria de Arte/G1)
A sequência de eventos prevista é a seguinte, (no horário de Brasília):
07:03. Separação da Philae a 22,5 km do núcleo. Começa a fase de descida e pouso.
07:43. A Rosetta executa uma manobra de afastamento.
08:00. O controle da missão recebe a imagem de "despedida" da Philae após se soltar da Rosetta.
09:03. A sonda Rosetta aponta para a Philae para poder receber seus dados.
14:03. Pouso da Philae
15:00. Divulgação das primeiras imagens do cometa.
15:03. Início das primeiras operações de ciência.

Nenhum comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Tecnologia do Blogger.