Cerca de 30% do trabalho de escavação e instalação do cabo óptico, de responsabilidade da  Embratel já foi realizado. Ao todo são 16 km de cabo que devem levar a internet do City Gate da Petrobras, na Estrada Coari Mamiá até a instalação do provedor que fica no prédio da Prefeitura de Coari. O projeto que faz parte do Cidades Digital vai possibilitar o acesso do município de Coari a internet banda larga através do cabo de fibra óptica do gasoduto Coari- Manaus.   


Além da interligação deste cabo que vai tirar Coari do isolamento, o projeto cidades digital também já instalou um anel de fibra óptica em toda a cidade através da rede de posteamento da Amazonas Energia. Já estão disponíveis 23 pontos para instituições publicas que poderão receber o sinal da rede e 3 pontos públicos para o acesso sem fio do público em geral. Após a conclusão da instalação do cabo da Telebras, que vai interligar a rede ao ponto de acesso de internet fora de Coari, o próximo passo será a iluminação do cabo, o que significa dizer que o sinal de internet será transmitido à partir desta providência, o que ainda não tem prazo para acontecer.

As projeções para que isto aconteça são as mais breves possíveis, o que entra como contra partida do município de Coari através da PRODAM, possível parceiro para que de fato se efetive a interligação do sinal de internet. A partir daí, com o recebimento da internet através de alta velocidade, os coarienses poderão sair do isolamento e da dependência da internet lenta, o que abre um leque de opções para melhorar os serviços públicos e particulares nesta área.