PROBLEMAS DE ENERGIA EM COARI SÃO RESULTANTES DE PROBLEMAS NA REDE DE DISTRIBUIÇÃO

Em Destaque
Por -
0
HÁ RESERVA DE ENERGIA EM COARI, MAS MELHORIAS NA REDE DE DISTRIBUIÇÃO PRECISAM SER FEITAS PARA EVITAR APAGÕES IMPREVISÍVEIS.

“As interrupções de energia elétrica são imprevisíveis” - afirmou o gerente da Amazonas Energia – “devido vários fatores que têm mais ligação com as redes de fornecimento do que com a geração de energia”. Ele citou, por exemplo, um problema que aconteceu nos últimos dois dias, que foi de ordem mecânica que aconteceu em um dos geradores principais da usina e que como resultado o sistema ficou instável: “Um problema como este, em um dos geradores principais leva um pouco mais de tempo para recuperar o sistema, como aconteceu na última terça-feira (13)” – afirmou Aldemir Silva dos Anjos, agente da Amazonas Energia.

Outros problemas como desvios de energia (o famoso gato), acúmulo de lixos próximos às redes de alta tensão que facilitam o choque de aves na rede e que tiram o sistema do ar dentre outros fatores. Mesmo assim o agente da Amazonas Energia em Coari afirmou que há iniciativa da concessionária para resolver o problema: “Tomamos algumas providências para tentar resolver estes tipos de problema. No sábado, dia 10, tomamos uma medida previamente planejada que tinha como objetivo aumentar a quantidade de alimentadores para o sistema de distribuição de energia: até então eram 3 alimentadores em todo o sistema e o trabalho que fizemos no sábado foi para aumentar em mais 2, ficando assim 5 alimentadores em toda a rede, o que vai gerar maior estabilidade na distribuição de energia da cidade”.

Sobre o fornecimento de energia e a capacidade da usina de Coari ele afirmou: “A ponta de carga de energia em Coari está chegando a 14,5 Megawatts, e contamos com 3 empresas locadas que estão trabalhando em nossa usina para manter suprido o fornecimento de energia. Coari, conviveu apenas com 5 máquinas geradoras de energia durante anos, desde o ano passado a Amazonas Energia aumentou a capacidade de geração e hoje a concessionária de energia em Coari tem o dobro da capacidade. Com essa reserva de energia o problema não é geração, mas a rede de distribuição que precisa ser melhorada”.

Aldemir informou ainda, quanto ao programa Luz para Todos que atende as comunidades rurais, que a parte de construção da rede é de responsabilidade de empresa terceirizada e o fornecimento de energia e manutenção da rede é de responsabilidade da Amazonas Energia. Ele reconheceu que pode estar havendo deficiência no planejamento de manutenção, agravado pelas dificuldades naturais da região, como distâncias, vegetação espessa e dificuldade de logística operacional. “Os maiores problemas são das comunidades Trocarís até o Lauro Sodré” – disse Aldemir – “na próxima sexta-feira (16) iremos amenizar a situação deste trecho de distribuição. Em novembro nós fizemos uma limpeza na faixa de servidão da rede e surtiu efeito, foram poucas as interrupções neste período naquela área da zona rural. Agora precisamos fazer uma nova limpeza, lembrando que há necessidade de fazer uma limpeza periódica”. Com isso a agência em Coari entende que as interrupções e quedas de energia vão ser reduzidas na zona rural.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)