Na abertura do treinamento para o Censo Escolar da Educação Básica, José Melo destaca importância de estatísticas para o planejamento da política educacional

Em Destaque
Por -
0
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), iniciou, nesta segunda-feira, 26 de maio, o treinamento de 350 técnicos das redes de educação estadual, municipal e particular dos 62 municípios do Amazonas, que vão realizar o Censo Escolar da Educação Básica 2014. O governador José Melo participou da abertura do encontro, nesta manhã, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, bairro Jorge Teixeira, zona leste, e destacou a importância dos dados do censo para a implantação de novas políticas públicas e melhoria do que está sendo executado pelo Estado.


"O Censo vai nos dar as informações para que façamos os planejamentos necessários para a implantação de projetos e políticas educacionais. Mas ele também nos oferece dados pra que a gente faça as correções de rotas necessárias. Às vezes implantamos um programa, mas não sabemos se ele está dando certo ou não e o censo nos ajuda nesse sentido", disse o governador, que chegou ao encontro por volta das 8h30 após fiscalizar o andamento das obras de recuperação da malha viária na zona leste.
Acompanhado do secretário estadual de Educação, Rossiele Soares, e do secretário de Educação da Prefeitura de Manaus, Humberto Michiles, o governador destacou a evolução na utilização de dados estatísticos para subsidiar a implantação de políticas públicas de educação.

Há 30 anos, quanto foi secretário estadual de Educação, disse o governador, as dados estatísticos eram produzidos por um número reduzido de servidores do setor de estatística da Seduc. Com o Censo Escolar, realizado sob a coordenação da Secretaria, o Estado pode contar com a parceria de outros agentes públicos e ampliar a capacidade e a celeridade no levantamento de dados estatísticos.

Os cerca de 350 técnicos que participam do treinamento em Manaus serão multiplicadores nos municípios, levando o treinamento que receberam para outros servidores e possibilitando que o trabalho de coleta dos dados seja realizado de maneira mais rápida e eficiente.  

O secretário Rossiele Soares destacou que a cada ano, graças aos processos de aprimoramento que o Estado tem proporcionado, o Censo Escolar é realizado de maneira mais rápida. Segundo ele, atualmente, a sua base de informações da rede estadual é toda feita dentro do sistema de gestão, no qual a escola e o professor têm acesso e inserem diariamente as informações, facilitando a realização do censo.

Números da educação no Amazonas – Conforme informações do último censo escolar (2013), o Amazonas conta com 1.192.133 estudantes, sendo 493.853 matriculados em escolas da rede estadual e 591.273 em escolas das redes municipais. Do contingente total de alunos, 97.399 estão matriculados em escolas de tempo integral. O último censo revelou também que o Estado conta com 5.541 estabelecimentos de ensino, sendo 692 da rede estadual (incluindo as unidades que oferecem o ensino mediado por tecnologias/Centro de Mídias) e 4.581 das redes municipais de ensino. O Estado conta, conforme o último censo, com 41.202 professores, sendo 15.086 da rede estadual e 25.399 das redes municipais.

Outros investimentos - O governador José Melo ressaltou ainda os investimentos feitos pelo Governo do Estado na área da educação, lembrando que, no início da década de 80, a maior parte dos professores da rede estadual de ensino possuía apenas o ensino médio, ou nunca tinham frequentado algum tipo de curso de magistério, situação bem diferente da atual.
"Nós tínhamos um número extremamente preocupante de 98% dos nossos educadores que lecionavam no ensino médio que não tinham a formação específica para aquela disciplina. Hoje nós oferecemos mais de seis mil bolsas de estudos de especialização para que os professores possam progredir na carreira", ressaltou o governador.

José Melo frisou, ainda, que, além dos investimentos crescentes na área de educação, que este ano tem orçamento de cerca de R$ 1,7 bilhão, o Estado vem trabalhando para ampliar e melhorar a educação superior, com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e a qualificação profissional, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

José Melo também destacou as recentes conquistas que os trabalhadores da educação alcançaram, com o reajuste salarial de 5,67% que será pago retroativamente a março deste ano, e, a partir de janeiro de 2015, ganho real de 4,33%, além da concessão do vale-alimentação, do vale-transporte e da hora de trabalho pedagógica.  Outro avanço, destacou, foi a decisão, após encontro com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteam), de criar uma comissão paritária, formada por representantes dos vários setores educacionais, para que as próximas discussões envolvendo todos os assuntos referentes à educação sejam discutidos diretamente entre os membros.

O que é o Censo - O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Regionalmente o censo é coordenado pela Seduc, que é responsável pela coleta de dados junto às redes Municipal, Estadual e, inclusive, particular.
O levantamento é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e educação de jovens e adultos (EJA). Por meio do trabalho, é possível obter dados detalhados sobre estabelecimentos educacionais, matrículas, docentes, movimento e rendimento escolar.

Visita a obras e viagem à Brasília - Mais cedo, antes da abertura do encontro, o governador fiscalizou o andamento das obras de melhoria da malha viária da zona leste, na avenida Itaúba, no bairro Jorge Teixeira, que estão sendo realizadas em parceria com a Prefeitura de Manaus. Ao chegar ao local e encontrar máquinas sem funcionamento, o governador determinou que todas fossem colocadas em uso e afirmou que, caso a situação volte a se repetir, ele tomará medidas mais rígidas, como a aplicação de multas diárias.

José Melo também falou sobre a votação para a prorrogação da Zona
Franca de Manaus, que deve ocorrer na próxima quarta-feira, 28 de maio, já que nesta terça-feira, devem ser votadas as duas Propostas de Emenda Constitucional (PEC) sobre as Áreas de Livre Comércio e a Lei de Informática. "Eu devo viajar amanhã à noite para dar continuidade ao trabalho que iniciamos na semana passada, para a votação da prorrogação da Zona Franca, junto aos deputados, lideranças, presidente da Câmara dos Deputados. E com toda certeza, acontecendo, o Amazonas vai viver momentos muitos melhores que vivemos hoje".

Descrição: https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
FOTOS: ALEX PAZUELLO/AGECOM


Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)