Em sua primeira reunião com Dilma Rousseff, José Melo recebe garantias de que presidenta honrará compromissos com o Amazonas

Em Destaque
Por -
0
O governador do Amazonas, José Melo, teve na tarde desta segunda-feira, dia 19 de maio, sua primeira reunião com a presidenta da República, Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), e obteve dela as garantias de compromisso com a prorrogação da Zona Franca de Manaus e com projetos em andamento no governo.

Na reunião reservada, de uma hora, da qual participaram apenas os ministros Aloizio Mercadante, chefe da Casa Civil, e Miriam Belchior, do Planejamento, além do senador Alfredo Nascimento (PR), a prioridade foi a prorrogação da Zona Franca de Manaus, mas a agenda também tratou de  assuntos administrativos, como a liberação de recursos de projetos em andamento que precisam ter continuidade. De acordo com o governador, a agenda política também esteve em pauta.

Segundo José Melo, ao tratar sobre a votação em segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 103/2011, Dilma Rousseff demonstrou toda a preocupação com o andamento das negociações para que a matéria possa ser votada o mais breve possível. Ela incumbiu os dois ministros de tomarem as providências de imediato para movimentar as bancadas em relação à necessidade de urgência na votação.

O governador fica em Brasília ainda nesta terça-feira, quando se reúne com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e também conversa com outras lideranças políticas, passando boa parte do seu tempo no Congresso Nacional.

"O encontro foi extremamente proveitoso. A presidenta Dilma abriu a nossa conversa já com as suas preocupações em relação à prorrogação da Zona Franca de Manaus por mais 50 anos, que também é a minha primeira preocupação. Depois tratei com ela de assuntos administrativos que já vinham em andamento, recursos que nós temos aí no Banco Mundial em relação ao equilíbrio fiscal do Estado, 216 milhões de dólares, que ela vai dar a celeridade que precisa nesse momento", afirmou o governador.

José Melo também conversou com Dilma Rousseff sobre a liberação de recursos do Programa de Infraestrutura para a Criação de Oportunidades no Amazonas (Proinfra). O programa está em execução e precisa receber o aporte de R$ 172,6 milhões para completar a primeira parcela de desembolso. Os recursos do Proinfra, segundo o governador, são aplicados na capital e no interior em obras de infraestrutura, como sistemas viários, abastecimento de água, estradas e vicinais.

Outra questão da pauta foi a liberação junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) dos recursos para o Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação (Padeam), que incluem a construção de 15 Centros de Educação de Tempo Integral (Ceti) no interior do Estado. A matéria depende da aprovação do Senado e a presidenta pediu ao senador Alfredo Nascimento que ajude a trabalhar pela sua aprovação.

A liberação de recursos, junto ao Ministério das Cidades, para o projeto de Execução de Obras de Contenção de Encostas em dez áreas de alto risco e para o programa de reconstrução de orlas fluviais, também estiveram entre as ações reivindicadas pelo governador junto à presidenta Dilma Rousseff.

De acordo com José Melo, a agenda política também esteve na pauta da reunião. "Conversamos também sobre a politica no Amazonas. Eu imaginava uma audiência de 19 a 15 minutos e acabamos conversando uma hora, discutindo as coisas de interesse do Brasil e do Amazonas", disse Melo, que adiantou que, na manhã desta terça-feira fará o corpo a corpo em visita às lideranças dos partidos para tratar sobre a prorrogação da ZFM.

"Tínhamos dois óbices, um que era a prorrogação da Lei de Informática, que eu acho já está equacionada, e o outro trata-se da questão das Áreas de Livre Comércio (ALC's), que por orientação da presidenta, o ministro Aloizio Mercadante vai tratar diretamente com as bancadas dos Estados interessados, que são Amapá, Rondônia e Roraima", destacou o governador.


FOTOS: ALEX PAZUELLO/AGECOM
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)