Torre em construção no Musa revela imagens surpreendentes da floresta

Em Destaque
Por -
0
A construção da torre de observação do Museu da Amazônia (Musa), no Jardim Botânico de Manaus Adolpho Ducke, vai revelando, aos poucos, imagens disponíveis apenas em publicações científicas. É o caso de lagartos arborícolas que vivem até 35 metros acima do solo. A torre, de 42 metros de altura, ainda não está aberta a visitação pública.

De acordo com o Guia de Lagartos da Reserva Ducke, publicado pelo PPbio/Inpa, os lagartos da foto são exemplares de Uracentron azureum azureum, da família Iguanidae, sub-família Tropidurinae. Segundo a publicação, essa espécie ocorre em grande parte da Amazônia, enquanto a subespécie é restrita ao Suriname, Guiana Francesa e à parte leste da Amazônia brasileira, estendendo-se a oeste até Manaus.

A cauda é espinhosa e mais curta que o comprimento rosto-cloacal. Não possui crista dorsal. Coloração verde, com bandas pretas em forma de meia-lua, as quais parcialmente unem-se formando um padrão reticulado. Superfície ventral verde claro ou amarela. Nenhuma outra espécie semelhante da Reserva tem uma cauda espinhosa e mais curta quer o comprimento rostro-cloacal.

Os dados sobre a espécie são escassos. Arborícola, provavelmente vive em cavidades de árvores e parece depositar dois ovos por postura.

Torre
Financiada com recursos do Fundo Amazônia, administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a torre foi concebida para ser uma plataforma de contemplação, mas também de estudos sobre o microclima, fauna e flora em diferentes níveis da floresta.

Construída para permitir uma subida confortável e segura, tem sete pilares e três plataformas. Os 242 degraus são construídos em aço especial, galvanizado, bastante resistente a chuva, ao calor e à umidade natural da região.

A torre está sendo instalada a cerca de 500 metros da entrada do Jardim Botânico. Para os que gostam de altura, um detalhe: a árvore mais alta no entorno da torre tem 33 metros. Ou seja, em sua plataforma, a torre vai garantir uma visão panorâmica acima da copa das árvores.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)