Em honra dos fotógrafos

Em Destaque
Por -
0

 João Baptista Herkenhoff
 No Dia Nacional do Fotógrafo, que acabou de transcorrer, creio ser justo homenagear esses profissionais, cujo trabalho é tão útil à sociedade.
Comecemos pelo repórter fotográfico. Como as notícias seriam insossas se as palavras não fossem acompanhadas por imagens. Em algumas situações, a imagem diz quase tudo e o texto é apenas um complemento da mensagem.
 Enquanto a fotografia jornalística dirige-se a milhares ou milhões de espectadores, a fotografia pessoal ou familiar restringe-se às pessoas abarcadas pelo acontecimento registrado, seja um batizado, um casamento, uma viagem ou outro evento personalíssimo. Nestas hipóteses de uso doméstico, a fotografia eterniza o momento e permite que seja relembrado com emoção e ternura por anos a fio e até ultrapassando gerações.
Neste artigo quero homenagear um fotógrafo em particular, um fotógrafo de fama internacional, nascido no Espírito Santo. Trata-se de Sebastião Salgado.
Sebastião Salgado foi reconhecido pelos grandes críticos da arte fotográfica, como alguém que foi capaz de produzir fotos de mérito singular. Muitos especialistas consideram-no "primus inter pares".
Além de exímio artista, Sebastião Salgado fez da fotografia instrumento de afirmação de valores humanistas e de denúncia de tudo aquilo que agride a dignidade humana. Cito algumas de suas obras inspiradas nessa direção:
a) documentou fotograficamente a seca no Norte da África, num trabalho realizado em colaboração com a ONG "Médicos sem Fronteiras";
b) também documentou, com a cooperação UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o drama de crianças vitimadas pela fome, em várias partes do mundo;
c) testemunhou através da fotografia os grandes flagelos que vitimam multidões empobrecidas: trabalhadores sem terra, migrantes, refugiados;
d) produziu grandioso documentário sobre o desalojamento em massa de hordas de seres humanos.
Longe de cair em depressão ao concluir essas tarefas, Sebastião Salgado acenou para a Esperança:
"Mais do que nunca, sinto que a raça humana é somente uma. Há diferenças de cores, línguas, culturas e oportunidades, mas os sentimentos e reações das pessoas são semelhantes. Pessoas fogem das guerras para escapar da morte, migram para melhorar sua sorte, constroem novas vidas em terras estrangeiras, adaptam-se a situações extremas…"
Salgado tinha consciência de que sua arte estava ligada a sua condição de brasileiro. Declarou numa entrevista:
"Venho de um país subdesenvolvido onde os problemas sociais são muito intensos. E assim torna-se inevitável que as minhas fotos reflitam isso. Creio que exista uma forma latino- americana de ver o mundo".
João Baptista Herkenhoff é Juiz de Direito aposentado (ES) e escritor.  E-mail: jbherkenhoff@uol.com.br
É livre a divulgação deste texto, por qualquer meio ou veículo, inclusive através da transmissão de pessoa para pessoa.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)