EM COARI, CIRURGIAS GRATUITAS DEVOLVEM VISÃO À DEZENAS DE PESSOAS

Em Destaque
Por -
1
Paciente após cirurgia.  Fotos: Ferdinando Spozina.  
A Prefeitura Municipal de Coari (PMC) conclui na tarde de hoje(30.01), quinta-feira, mais de 70 cirurgias oftalmológicas em pacientes daqui do município. O número de intervenções cirúrgicas fazem parte da terceira Jornada de Cirurgias Oftalmológicas realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com o governo estadual.

Durante três dias – 28 a 30 de janeiro -  dezenas de pacientes previamente selecionados e avaliados passaram pelo centro cirúrgico do Hospital Regional de Coari (HRC). A grande maioria, um total de 57, foi submetida à cirurgia de facectomia (cataratas), enquanto outras 20 estavam agendadas para cirurgias de exérese de pterígio (retirada de carne crescida) no globo ocular.

Aqui no município, em poucos meses, centenas de pessoas já voltaram a enxergar graças às jornadas de atendimento às pessoas com problemas de visão. Além de consulta, exames e cirurgias, o convênio também assegura o recebimento, gratuito, do óculos que tem ajudado muita gente a melhorar a visão.

"Não senti nada. Foi ótima a cirurgia. É a segunda que faço". Esse foi o depoimento da senhora Fausta Souza Braga, logo que saiu do centro cirúrgico do HRC, na manhã desta quinta-feira(30). Apenas três pacientes não puderam passa por cirurgias, "por causa da pressão arterial elevada pouco antes de iniciarmos os procedimentos", explicou o cirurgião João Neto. Eles irão passar por tratamento clínico e a cirurgia será novamente agendada.

O chefe da equipe também informou que é muito importante o papel da PMC em viabilizar convênios que visam promover saúde para a população, "pois estamos devolvendo dignidade às pessoas. Elas ganham qualidade de vida e resgatam a dignidade quando voltam a enxergar", destacou o especialista.

Crianças em idade escolar também são alvos desse atendimento especializado, que pode evitar que o aluno mostre falta de interesse de ir para a escola e/ou apresente rendimento abaixo do esperado em sala de aula. Gestores, professores e técnicos, tanto do estado como do município, estão empenhados em encontrar crianças com esse diagnóstico.






Tags:

Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. É o Prefeito de Coari trabalhando pela melhoria da qualidade de vida do povo. Parabéns ao Prefeito e a equipe da Secretaria de Saúde.

    ResponderExcluir
Postar um comentário