Amazonas está em 1º lugar em número de atividades inscritas na SNCT



Oficinas, palestras e seminários são algumas das atividades apresentadas pelo Amazonas durante a 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC), que acontecerá de 21 a 27 de outubro. Até o momento, o Estado lidera as inscrições de atividades da SNCT, com 3.175, nos 62 municípios. Em segundo lugar está Minas Gerais e Rio de Janeiro, em terceiro.



E nesse ritmo de trabalho o cronograma das ações do "Papo Ciência", "Café Científico", "Estação Ciência" e "Portas Abertas" já está definido e conta com a participação de 52 instituições parceiras.



Em 2012, o Amazonas concluiu o evento com 6.167 atividades inscritas e todos os 62 municípios participaram. Segundo o Departamento de Apoio à Popularização da Ciência (DAC), da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM), a expectativa, deste ano, é alcançar 8.500 atividades.



Na próxima segunda-feira, dia 21 de outubro, às 16h será realizada a abertura oficial da SNCT no Estado, no Centro de Estudos Superiores da Universidade Estadual do Amazonas (Cesp/UEA), em Parintins. Na oportunidade, será ministrada pelo professor Odenildo Sena, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, a palestra magna "Novo Mapa da Ciência Brasileira".



No mesmo dia também ocorrerá a abertura da Semana em Itacoatiara, às 18h30, no auditório da Escola de Educação Profissional Moysés Benarrós Israel, do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), localizado na avenida Mário Andreazza, s/nº, no bairro de São Francisco.



As atividades da 10ª SNCT são destinadas a alunos dos ensinos infantil, fundamental e médio de escolas públicas e privadas, acadêmicos de graduação e a sociedade em geral. Neste ano, o tema é "Ciência, Saúde e Esporte" e tem como objetivo estimular e promover o conhecimento científico e tecnológico relacionados às áreas temáticas.



Papo Ciência – Entre as atividades do "Papo Ciência" está o "2º Seminário de Geotecnologia do Baixo Amazonas", apresentado no Cesp/UEA, sob a orientação do professor Reginaldo Luiz Fernandes de Souza e a oficina "A Utilização de Softwares Educativos na Escola Utilizando o Google Earth no Ensino da Geografia", apresentada por Nayara Kethlen de Melo Maia, também da UEA, sob a coordenação da professora Janemar Hounsell.



Segundo Hounsel, a participação e inserção de acadêmicos de licenciatura de Informática da UEA, no Telecentro da Escola Municipal Ana Mota Braga, onde a oficina será apresentada, contribuem para a aproximação e mediação pedagógica no desenvolvimento de um ensino aprendizagem mais eficaz. "Acredito que a oficina Google Earth desperta o interesse tanto de alunos e professores, pois, por ser uma ferramenta atrativa e de fácil acesso, auxilia as aulas e facilita a aprendizagem de forma significativa", conclui.



SNCT em Manaus – Em Manaus, a cerimônia de abertura da 10ª SNCT acontecerá dia 23, às 10h, na Vila Olímpica, no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, mas algumas atividades como o "Papo Ciência" já estão sendo realizadas desde 4 de outubro para o público de escolas públicas de escolas e universidades.



As ações da 10ª SNCT visam sensibilizar os participantes sobre a importância das questões da ciência, tecnologia e inovação para a melhoria da qualidade de vida, além de estimular a prática de esportes e de hábitos saudáveis.



A "Estação Ciência", exposição a ser montada no Clube do Trabalhador (Sesi), zona Leste, estará disponível ao público no período de 30 de outubro a 2 de novembro, das 9h às 18h. A programação pode ser acessada no portal Ciência em Pauta (www.cienciaempauta.am.gov.br).

Comentários