Amazonas está em 1º lugar em número de atividades inscritas na SNCT

Em Destaque
Por -
0


Oficinas, palestras e seminários são algumas das atividades apresentadas pelo Amazonas durante a 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC), que acontecerá de 21 a 27 de outubro. Até o momento, o Estado lidera as inscrições de atividades da SNCT, com 3.175, nos 62 municípios. Em segundo lugar está Minas Gerais e Rio de Janeiro, em terceiro.



E nesse ritmo de trabalho o cronograma das ações do "Papo Ciência", "Café Científico", "Estação Ciência" e "Portas Abertas" já está definido e conta com a participação de 52 instituições parceiras.



Em 2012, o Amazonas concluiu o evento com 6.167 atividades inscritas e todos os 62 municípios participaram. Segundo o Departamento de Apoio à Popularização da Ciência (DAC), da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM), a expectativa, deste ano, é alcançar 8.500 atividades.



Na próxima segunda-feira, dia 21 de outubro, às 16h será realizada a abertura oficial da SNCT no Estado, no Centro de Estudos Superiores da Universidade Estadual do Amazonas (Cesp/UEA), em Parintins. Na oportunidade, será ministrada pelo professor Odenildo Sena, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, a palestra magna "Novo Mapa da Ciência Brasileira".



No mesmo dia também ocorrerá a abertura da Semana em Itacoatiara, às 18h30, no auditório da Escola de Educação Profissional Moysés Benarrós Israel, do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), localizado na avenida Mário Andreazza, s/nº, no bairro de São Francisco.



As atividades da 10ª SNCT são destinadas a alunos dos ensinos infantil, fundamental e médio de escolas públicas e privadas, acadêmicos de graduação e a sociedade em geral. Neste ano, o tema é "Ciência, Saúde e Esporte" e tem como objetivo estimular e promover o conhecimento científico e tecnológico relacionados às áreas temáticas.



Papo Ciência – Entre as atividades do "Papo Ciência" está o "2º Seminário de Geotecnologia do Baixo Amazonas", apresentado no Cesp/UEA, sob a orientação do professor Reginaldo Luiz Fernandes de Souza e a oficina "A Utilização de Softwares Educativos na Escola Utilizando o Google Earth no Ensino da Geografia", apresentada por Nayara Kethlen de Melo Maia, também da UEA, sob a coordenação da professora Janemar Hounsell.



Segundo Hounsel, a participação e inserção de acadêmicos de licenciatura de Informática da UEA, no Telecentro da Escola Municipal Ana Mota Braga, onde a oficina será apresentada, contribuem para a aproximação e mediação pedagógica no desenvolvimento de um ensino aprendizagem mais eficaz. "Acredito que a oficina Google Earth desperta o interesse tanto de alunos e professores, pois, por ser uma ferramenta atrativa e de fácil acesso, auxilia as aulas e facilita a aprendizagem de forma significativa", conclui.



SNCT em Manaus – Em Manaus, a cerimônia de abertura da 10ª SNCT acontecerá dia 23, às 10h, na Vila Olímpica, no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, mas algumas atividades como o "Papo Ciência" já estão sendo realizadas desde 4 de outubro para o público de escolas públicas de escolas e universidades.



As ações da 10ª SNCT visam sensibilizar os participantes sobre a importância das questões da ciência, tecnologia e inovação para a melhoria da qualidade de vida, além de estimular a prática de esportes e de hábitos saudáveis.



A "Estação Ciência", exposição a ser montada no Clube do Trabalhador (Sesi), zona Leste, estará disponível ao público no período de 30 de outubro a 2 de novembro, das 9h às 18h. A programação pode ser acessada no portal Ciência em Pauta (www.cienciaempauta.am.gov.br).

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)