Governador Omar Aziz entrega mais de 3,2 mil títulos de terra para moradores das zonas oeste e centro-oeste

Em Destaque
Por -
0
01/08/2013

O governador Omar Aziz entregou na noite desta quarta-feira, 31 de julho, mais de 3,2 mil títulos definitivos e concessões de uso para moradores de 11 bairros das zonas oeste e centro-oeste de Manaus. Foram contemplados moradores dos bairros: Alvorada, Lírio do Vale, Santo Agostinho, Vila Marinho/Compensa, Compensa, Nova Esperança, Dom Pedro/Nova Jerusalém, Jardim Tropical, São Jorge, São Raimundo e Glória. A entrega aconteceu na quadra da Escola Estadual Manuel Severiano Nunes, no bairro Alvorada II, e contou com presença da presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama do Estado, Nejmi Jomaa Aziz, e do vice-governador, José Melo e da secretaria de governo, Rebecca Garcia.

Esta foi a segunda grande entrega coletiva de títulos realizada pelo Governo do Estado neste ano na capital. Em abril, mais de 700 moradores da Colônia Antônio Aleixo e Puraquequara, na zona leste, foram beneficiados e para agosto está prevista a entrega de outros 800 títulos no bairro Zumbi dos Palmares, zona leste. "Até o final do ano serão 15 mil títulos somente na capital", observou o governador, ao ressaltar que o título definitivo garante segurança jurídica sobre a posse da propriedade, além de possibilitar o acesso às inúmeras políticas públicas e de crédito em agências de fomento e bancos oficiais.

"A posse definitiva dá ao morador a possibilidade de obter empréstimo para realizar pequenas reformas e até montar um negócio, sem contar que põe fim aos litígios e conflitos comuns em áreas não legalizadas", observou Omar Aziz. O governador destacou ainda que os títulos são emitidos, prioritariamente, no nome das mulheres.

Uma das beneficiadas foi Ozarina Araújo Passos, de 70 anos, moradora do Alvorada 1. "Eu me sinto a pessoa mais feliz do mundo porque agora eu sei que a casa onde eu moro é minha e está no meu nome", enfatizou.

A primeira-dama, Nejmi Aziz, também ressaltou a importância da ação. "Fico feliz porque várias pessoas estavam há anos precisando de um título definitivo e porque tudo está sendo cuidado de maneira solidária com um olhar voltado para as pessoas que precisam", destacou.

Procedimento – Segundo o secretário de Política Fundiária, Ivanhoé Mendes, os títulos estão sendo entregues a moradores que tiveram problemas com documentação ou outras questões técnicas em anos anteriores. Ele explicou que, ao receber o título definitivo de posse, o proprietário do terreno deve procurar um cartório para fazer o registro do imóvel. "Só é dono da propriedade quem registra o título no cartório de imóveis", alerta Mendes. O registro é gratuito para terrenos de até 250 metros quadrados.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)