Governador Omar Aziz confirma entrega da Arena da Amazônia para dezembro e clássico Rio-Nal para inauguração em janeiro

Em Destaque
Por -
0


O governador Omar Aziz confirmou nesta terça-feira, dia 20 de agosto, durante a passagem da comitiva da Fifa em Manaus,  que a data de inauguração da Arena da Amazônia está prevista para o dia 20 de dezembro deste ano e que no dia 15 de janeiro será realizado o primeiro jogo teste da Copa do Mundo de 2014 no novo estádio – uma partida entre Rio Negro e Nacional, clássico tipicamente regional.    

"Se alguém ainda duvida que não vamos cumprir todos os prazos, tenha a certeza de uma coisa: no dia 20 de dezembro vamos inaugurar a Arena da Amazônia e no dia 15 de janeiro vamos ter o primeiro jogo para 10 mil pessoas. Depois, faremos um jogo para 20 mil e outro para 42 mil lugares. Vamos testar a Arena e prepará-la para, quando a Copa chegar, que tudo saia com a maior perfeição possível", disse o governador durante evento em Iranduba, que encerrou a visita da comitiva composta pelo secretário geral da Fifa, JérômeValcke, e os ex-jogadores de futebol Ronaldo Nazário e Bebeto,  integrantes do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014. O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, também acompanhou a visita.
A agenda iniciou na Arena da Amazônia, cujas obras chegaram esta semana a 77,82%, de acordo com a Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa) do Governo do Estado. Segundo Omar Aziz, após a visita, ficou provado para os organizadores da Copa que Manaus tem a capacidade de fazer um grande espetáculo.  "Está provado, por A mais B, que não só teremos a Copa aqui como seremos a melhor sede do Brasil. Estamos preparados para receber, de braços abertos, todos aqueles que aqui vierem".

Amazonas Bilíngue –  Após reunir com os visitantes na sede do Governo do Estado, na Compensa, zona oeste, ocasião em que o governador também ofereceu um almoço para Valcke e comitiva, Omar Aziz seguiu com os convidados até a Escola Estadual Senador João Bosco de Lima, em Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus). A escola é um dos núcleos do programa Amazonas Bilíngue, por meio do qual o Governo do Amazonas está oferecendo curso de inglês para cerca de mil estudantes do Ensino Médio. O número de vagas deverá aumentar para duas mil em janeiro de 2014 e a expectativa é a de que esses estudantes atuem como voluntários durante os jogos da Copa em Manaus.

 Além de Iranduba e Manaus, estão contemplados no projeto os municípios de Manacapuru, Novo Airão, Parintins,  Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva. Com  duração de dois anos, os cursos têm como foco a capacitação dos futuros profissionais que  irão atuar no turismo e em outras atividades que exijam aprimoramento de outras línguas, a exemplo da Copa do Mundo. "A maior obra que vou deixar para o povo amazonense é promover a oportunidade que os pais de vocês não tiveram um dia. Isso aqui é uma oportunidade para que vocês possam ter um aprendizado melhor e que possam usar os conhecimentos adquiridos para que suas vidas sejam muito diferentes. Eu não falo inglês, mas a minha geração não teve a oportunidade que vocês estão tendo, então aproveitem isso", disse o governador aos estudantes que foram saudar os visitantes.

Após ser saudado em inglês por estudantes que participam do programa Amazonas Bilíngue e ouvir explanação sobre o programa, Jérôme Valcke, parabenizou o governador Omar Aziz pela iniciativa. "Não existe futuro sem Educação. Ela abre as portas para o mundo. Parabéns pela iniciativa, governador. Nós precisaremos de pessoas que falem inglês quando formos realizar a Copa aqui", disse o dirigente. Ronaldo e Bebeto também elogiaram a iniciativa e, assim como o governador, disseram que não tiveram oportunidade de aprender inglês quando criança.
Durante a visita à obra da arena, operários foram saudados pelos ídolos Bebeto e Ronaldo e receberam simbolicamente os ingressos que permitirão que assistam aos jogos no estádio construído por eles. O ministro Aldo Rebello destacou a importância dos trabalhadores da Arena e disse que jamais duvidou da capacidade de Manaus em realizar a Copa. "Eu sempre tive  grande confiança na capacidade do Amazonas. Hoje saio daqui ainda mais confiante de que o povo do Amazonas vai fazer uma Copa à altura".

Com 77,82%, Arena da Amazônia avança mais de 12% no último mês

A construção da Arena da Amazônia chegou, esta semana, a 77,82% segundo o último relatório de acompanhamento da obra. Do início de julho até agora, houve um avanço de mais de 12% nos trabalhos. "Este avanço demonstra que estamos dentro do cronograma previsto e que a Arena da Amazônia será inaugurada em dezembro deste ano, conforme programado pelo Governo do Amazonas", afirmou o coordenador da UGP COPA, Miguel Capobiango Neto.

Todas as frentes de trabalho estão aceleradas, principalmente a de instalação da cobertura e fachada. Ao todo, serão 72 módulos em formato de "X", que formam um design próprio, inspirado num cesto de palha indígena.

Os serviços de nivelamento e montagem do piso intertravado das rampas de acesso avançam com a afixação do piso que dá acesso à avenida Constantino Nery. Outras frentes de trabalho como as perfurações nas arquibancadas para montagem das cadeiras, instalações elétricas, equipamentos e acessórios esportivos, impermeabilizações, instalações hidráulicas, sistema de ar condicionado e sistemas especiais, como detecção de alarme de incêndio também avançam dentro do cronograma planejado.

Nos camarotes (nível 1) do setor sul e leste já estão sendo colocados os porcelanatos do piso. Nos banheiros, também estão sendo feitos os acabamentos de revestimentos e pinturas.



FOTOS - ALEX PAZUELLO / AGECOM



Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)