Médio Solimões promove consórcio de municípios

Em Destaque
Por -
0
 
Foto: Jaime Levy

Unidos para ficarem mais fortes. Essa é a proposta sustentada pelos prefeitos de municípios localizados na parte média do rio Solimões. As reuniões informais já vinham acontecendo há algum tempo, mas durante o último dia 18 de maio, no município de Alvarães, a proposta ganhou corpo e até um nome provisório: Consórcio de Municípios do Médio Solimões. O encerramento da festa religiosa em homenagem ao Divino Espírito Santo serviu como palco da reunião.

O grupo será composto dos municípios de Alvarães, Anamã, Anori, Coari, Codajás, Japurá, Maraã, Tefé e Uarini. De comum entre eles, além da geografia, há as atividades econômicas voltadas ao setor primário, com exceção de Coari, que recebe royalties pela exploração de gás natural e petróleo.

Para o deputado federal Átila Lins, a união vai fortalecer a atuação das prefeituras, que poderão contar com os investimentos dos governos estadual e federal, mesmo diante da rigidez típica dos órgãos de controle da União.

Liderados pelos prefeitos de Coari, Adail Pinheiro; pelo ex-prefeito de Tefé e de Alvarães, Sidônio Gonçalves; pelo atual prefeito de Alvarães, Mário Litaiff, pelos presidentes das Câmaras de Vereadores de Coari, de Tefé e de Alvarães (Dêca, de Coari; João Paulo, de Tefé e Ademir Beija-Flor, de Alvarães) e pelos deputados Átila e Belarmino Lins, o movimento ganha força nos moldes dos consórcio já existentes no alto Solimões e alto rio Negro.

O prefeito Adail Pinheiro considera a proposta como uma iniciativa válida para ajudar a desenvolver os municípios vizinhos e o estado do Amazonas, "pois reconhecemos que o nosso município (Coari) se destaca entre os demais, mas não podemos fechar os olhos e ignorar os problemas que enfrentam. Além do mais, Coari passou a ser destino de migração, que antes era Manaus, isso acarreta uma preocupação maior para nosso governo", explicou.

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)