Câmara realizará audiências nos bairros para discutir redução da maioridade penal

Em Destaque
Por -
0

A realização de audiências públicas itinerantes com o objetivo de ampliar o debate em torno da questão da maioridade penal junto à sociedade. Esse foi um dos resultados da audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (09), na sede da Câmara Municipal de Manaus (CMM), sobre o assunto. A proposta foi do vereador professor Bibiano (PT) em co-autoria com o vereador Elias Emanuel (PSB).


"Há uma forte tendência da sociedade de defender a redução da maioridade penal, porém, entendo que é preciso incentivar essa discussão no seio da sociedade, a fim de que a população tome conhecimento dos diferentes aspectos que envolvem essa questão e tenham condições de decidir por conta própria a sua posição", frisou Bibiano, ressaltando que faz parte da atividade parlamentar contribuir com a educação política da sociedade e essa ação é importante porque cumpre com esse papel.


Além dessa ação, também será sistematizada uma carta-documento com a síntese das discussões da audiência pública realizada, nesta quinta-feira, para encaminhamento ao Congresso Nacional, a instância de deliberação da matéria. O vereador Bibiano diz esperar contar com a assinatura dos demais parlamentares, a fim de que a carta se torne um documento oficial da Câmara Municipal de Manaus.



Discussão– Durante a audiência pública, foram abordados diversos aspectos envolvendo o assunto. O coordenador do Centro de Direitos Humanos da Arquidiocese de Manaus, padre Paulo Barausse, apontou a falta de garantia dos direitos fundamentais (educação, saúde, moradia, etc) por parte do Estado e a falência do sistema prisional do país como fatores que devem ser levados em consideração na discussão sobre esse tema. Pe. Barausse enfatizou ainda a discrepância entre o número de vagas disponíveis nos presídios e a população carcerária efetiva, citando dados de unidades prisionais no Amazonas, como a de Manacapuru, por exemplo, construída para 17 detentos e que, no entanto, abriga mais de 100. "É para esses locais que querem mandar a juventude", questionou.


Na opinião do bispo da Arquidiocese de Manaus, Dom Sérgio Castriani a violência é um dos grandes dramas vividos pela sociedade do século XXI, contudo, ele alerta que "não é fazendo dos adolescentes a causa principal do crime que se irá resolver essa questão". Dom Sérgio defende que é preciso garantir a aplicação de políticas públicas amplas para resolver a questão, passando por ações básicas que vão desde a iluminação pública nos bairros, passa pela educação de qualidade, ampliação de oportunidades de empregos para jovens até a disponibilização de um ensino superior de excelência. "Tudo isso precisa mudar para diminuir a criminalidade",afirmou o bispo, ressaltando ainda que é preciso garantir a implantação de políticas públicas aliada a ações voltadas ao que chamou de "justiça restaurativa".

O representante da Pastoral da Juventude, Edeney Mendonça, ressaltou que, a redução da maioridade penal em alguns países, não necessariamente contribuiu com a diminuição do índice de crimes cometidos por jovens e adolescentes. Segundo ele, no caso da Alemanha, não apenas houve o retorno da maioridade penal aos 18 anos, como está sendo criada uma sistemática também diferenciada para o tratamento de infratores com idade entre os 18 e os 21 anos. Para ele, O que é importante para a redução da violência é a ação rápida e eficaz das autoridades encarregadas pela segurança pública e da própria Justiça, bem como a implementação de políticas sociais e a efetivação do que está já está previsto em lei, como é o caso do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).


Participantes- A audiência ocorreu no âmbito da Campanha da Fraternidade 2013, cujo tema é "Fraternidade e Juventude" e o lema "Eis-me aqui, envia-me". O evento contou com a participação de grande número de jovens e de autoridades: arcebispo da Arquidiocese de Manaus, Dom Sérgio Castriani; o coordenador do Conselho de Direitos Humanos (CDH) da Arquidiocese de Manaus, Pe. Paulo Barausse; os representantes da Pastoral da Juventude (PJ), Edney Mendonça, Thaiany Gama e Frank Viana; além dos vereadores Elias Emanuel (PSB), Waldemir José (PT), Terezinha Ruiz (DEM) e Walfran Torres (PTC). Foram convidados ainda representantes do poder judiciário e executivo, porém, não compareceram.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)