Braga comemora redução de IPI para uso de guaraná e açaí na fabricação de refrigerantes

Em Destaque
Por -
0
O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB/AM), disse nesta terça-feira (21) que o Amazonas será um dos principais beneficiados com a publicação de decreto presidencial que reduz em 50% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre a produção de extratos concentrados para elaboração de refrigerantes que contenham guaraná e açaí.  O decreto, assinado pela presidenta Dilma Rousseff e publicado na última segunda-feira (20), também reduz em 25% o IPI dos extratos concentrados de frutas para a produção de refrigerantes.

"É um recurso que os produtores deixarão de transferir ao governo e que poderá ser utilizado no estímulo à produção e em investimentos para melhoria da produtividade", disse o senador.

O senador lembrou que a medida vai beneficiar milhares de famílias amazonenses que atuam na produção de guaraná e açaí no estado, além de toda cadeia da indústria de bebidas. Sobre o guaraná, Braga ressaltou que o valor de mercado desse produto teve alta de 450% na região de Maués, maior produtora do estado, entre 2003 e 2009, quando esteve à frente do governo do Amazonas.

"Quando cheguei ao governo, a indústria pagava R$ 2 pelo quilo de guaraná. Com os fomentos concedidos através dos programas de sustentabilidade, saímos desse valor baixíssimo para um preço mínimo de R$ 8 o quilo, em menos de seis anos", disse, informando que os incentivos beneficiaram mais de duas mil famílias.
Em relação ao açaí, Eduardo Braga ressaltou que em sua gestão à frente do governo foi contratada uma empresa para melhorar as mudas de açaí, o que gerou aumento na produção do médio Solimões, na região do município de Codajás, um dos principais produtores do estado.

"Tanto em relação ao guaraná, como ao açaí, promovemos o desenvolvimento econômico floresta adentro com o conceito de Zona Franca Verde, que, na prática, significa levar tecnologia para desenvolver sem desmatar.  O decreto da presidenta Dilma reduzindo as alíquotas do IPI para esses produtos é uma grande vitória para nós e vai ao encontro desse projeto", comemorou

Coca-Cola
O senador comentou ainda que a publicação do decreto presidencial ocorreu no mesmo dia em que a Coca-Cola anunciou que vai produzir bebida elaborada com açaí, o que poderá alavancar ainda mais o setor.
"Com certeza, é uma ótima notícia para os produtores e a certeza de geração de mais emprego e renda em uma atividade que alia produção com sustentabilidade", ressaltou.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)