Ao completar dez anos, Amazonastur comemora aumento de 200% no fluxo de turistas no Amazonas

Em Destaque
Por -
0

O número de turistas que visitam o Amazonas anualmente cresceu 200% nos últimos dez anos, segundo dados da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), que completa nesta quinta-feira, 9 de maio, dez anos em operação. Em 2012, o Amazonas recebeu 850 mil visitantes, enquanto em 2003, foram cerca de 283 mil. A evolução, de acordo com o órgão, é resultado das ações de divulgação dos atrativos turísticos do Estado no Brasil e no exterior e de melhoria dos equipamentos turísticos locais.

No ano passado, os Estados Unidos foram o país que mais enviaram turistas para o Amazonas, com 90.107, perto de 10% do total de visitantes. O europeu é o segundo que mais visitou o Estado, com turistas vindo da França (20.234), Alemanha (18.644) e Itália (15.362). O Amazonas também recebeu 12.704 visitantes que vieram da China e, na América do Sul, foram os venezuelanos os que mais visitaram o Estado (5.133).

Entre os turistas brasileiros, a maior parte deles, quase 18%, veio do Estado de São Paulo. O Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com um total de 45.497 visitantes, seguido de Distrito Federal, com 35.708, e dos Estados da região Norte, com o Pará (31.013) e Roraima (26.995). Minas Gerais, Ceará, Paraná, Rondônia e Rio Grande do Sul completam o ranking dos principais Estados emissores de turistas para o Amazonas em 2012.

De acordo com a presidente da Amazonastur, Orenir Braga, o turismo no Estado do Amazonas, antes da criação do órgão, pouco era trabalhado no conjunto de suas demandas, que envolvem uma política definida com programas e metas estabelecidas. Desde 2003, o órgão criou o Plano Estadual de Turismo, no qual constam esses compromissos, que vêm sendo cumpridos por meio de metas, de forma gradativa.

"Completamos 10 anos com muitas conquistas e vitórias, sabendo que tudo isso é fruto da confiança do governador Omar Aziz, do incansável trabalho de uma equipe que veste a camisa, que não olha para as limitações e, sobretudo, da parceria do Ministério do Turismo, Embratur, da Suframa, dos Ministérios da Integração e do Desenvolvimento Agrário, além do Sebrae", destacou Oreni.

Entre as ações para melhoria da infraestrutura turística, a presidente da Amazonastur ressalta a implantação de polos de turismo em municípios do Estado, de centros de atendimento ao turista, terminais fluviais turísticos e centro cultural, além da melhoria da sinalização turística, entre outros. Destaca-se, ainda, o investimento que está sendo feito na implantação de um grande centro de convenções, na zona centro-oeste de Manaus.

Em dez anos, a Amazonastur contabiliza a capacitação de mais de 14 mil profissionais e futuros profissionais do setor, com cursos voltados para a preparação da mão de obra turística e cursos de idiomas como inglês, espanhol, francês, mandarim e japonês. Destaca-se, ainda, o estímulo ao artesanato sustentável do Estado, como uma das fortes ferramentas de oportunidades de geração de renda, envolvendo a capacitação de mais de 250 artesãos.

Divulgação do destino - Também buscando consolidar a marca Amazonas como um forte destino turístico, vem sendo adotada ação arrojada na promoção e marketing, nos mercados nacionais e internacionais, definindo a plataforma de imagem do Amazonas como o "Destino Verde do Brasil". De acordo com Oreni Braga, a estratégia permitiu posicionar bem o Amazonas no cenário turístico internacional. Segundo ela, pesquisa do Hotel.com indica o Amazonas como o oitavo destino mais procurado pelo turista estrangeiro.

A ampliação da logística aérea para Manaus e municípios turísticos do Estado também vem sendo ampliada nos últimos anos, consolidando voos estratégicos, diretos e diários como: Manaus/Rio de Janeiro; Manaus/Fortaleza; Manaus/Belo Horizonte; Manaus/Salvador; Manaus/São Paulo. Os voos internacionais para Miami, Panamá e Lisboa também contribuem para o aumento do turismo internacional no Estado.


Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)