Senado aprova MP que permite parcelamento de dívidas de estados e municípios com o INSS

Em Destaque
Por -
0


O líder do governo no Senado, Eduardo Braga, encaminhou voto favorável ao Projeto de Lei de Conversão (PLV) nº 4/2013, resultante da Medida Provisória (MP) nº 589/2012. O projeto, que permite o refinanciamento das dívidas de estados e municípios com a Previdência Social, foi aprovado na tarde desta quinta-feira (18) pelo Senado e vai à sanção presidencial.

"Essa é uma importante medida, que vai auxiliar muitos municípios que, por conta das dívidas com o INSS, não conseguem ter acesso a convênios com o governo federal. Por isso encaminhamos voto favorável da base aliada ao relatório do senador Romero Jucá (PMDB/RR)", disse Braga.

De acordo com o texto aprovado na Câmara e mantido pelo Senado, poderão ser repactuadas as contribuições sociais vencidas até 28 de fevereiro de 2013. A data limite original era 31 de outubro de 2012. Os pagamentos serão feitos com a retenção de parte do dinheiro dos Fundos de Participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM), em prestações equivalentes a 1% da média mensal da receita corrente líquida. O percentual poderá ser menor se o montante a pagar puder ser dividido em 240 prestações.

Para se beneficiar do parcelamento, os governos devedores deverão aderir às regras até o último dia útil do terceiro mês seguinte ao da publicação da futura lei. Igual prazo valerá para aqueles que já tinham feito o pedido com base na versão original da MP. O relatório de Jucá também prevê a redução total das multas (pelo texto original da MP, essa redução era de 60%) e de 50% dos juros de mora (antes, era de 25%).

A partir da adesão, não poderão ser retidos débitos de parcelamentos anteriores incluídos nas novas regras. A Fazenda Nacional deverá emitir certidão com efeito negativo para regularizar a situação dos municípios que não podem receber novos recursos devido às dívidas. Durante o período entre o pedido e a consolidação do débito, será retido o correspondente a 0,5% da receita por meio do FPE ou FPM, a título de adiantamento.
Assessoria de Imprensa com informações da Agência Senado.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)