Polícia Militar reforça esquema de policiamento na Ponta Negra a partir deste final de semana

Em Destaque
Por -
0

Os frequentadores da praia da Ponta Negra contarão com uma estrutura de segurança reforçada a partir deste final de semana. Uma ação integrada envolvendo os órgãos de segurança pública do Governo do Amazonas, a Prefeitura de Manaus e o Conselho Tutelar, entrará em operação a partir deste sábado (27). A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) vai triplicar o policiamento durante todos os sábados e domingos, com um efetivo de 50 policiais em toda a extensão do balneário.

Barreiras para revista dos banhistas e a fiscalização da venda de bebidas alcoólicas estão entre as medidas para aumentar a segurança da população que frequenta a Ponta Negra. O balneário, que em dias ensolarados recebe aproximadamente 10 mil pessoas, segundo estimativa da PMAM, contará com policiamento na praia e no calçadão com emprego de viaturas e apoio do efetivo de policiais do programa Ronda no Bairro. O reforço das ações de segurança segue determinação do governador Omar Aziz.

Além de inibir a violência, a ação integrada visa desenvolver um trabalho educacional de preservação do local, explica o comandante do Policiamento Militar da Zona Oeste de Manaus, tenente-coronel George Feitoza. "Vamos trabalhar na sensibilização dos banhistas para preservar a praia e manter a ordem, coibir a venda de bebidas alcoólicas para menores de idade e o despejo de lixo em local inadequado", frisou.

Redução dos crimes - O número de ocorrências no bairro da Ponta Negra segue em curva decrescente, acompanhando os dados da zona oeste da capital. Só no mês de abril, os indicadores de violência nessa região caíram 3,8%, conforme números parciais do Ronda no Bairro. Desde janeiro deste ano, os índices de criminalidade na zona oeste acumulam queda de 14,6% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Segundo Feitoza, desde a reabertura do balneário, os registros mais comuns são de atos de desordem praticados por menores de idade. Por isso, o foco maior da operação integrada é a orientação e prevenção.

"Segurança pública é feita com ações integradas. A Polícia Militar já tem um efetivo fixo de 12 policiais durante toda a semana, vamos aumentar aos finais de semana no horário em que a praia está aberta. Mas outro diferencial é que, agora, os órgãos fiscalizadores vão ser incorporados a esse processo para termos um aproveitamento melhor. Mobilizamos todos para que cada um assuma a sua responsabilidade", disse.

Área municipal sob a responsabilidade da Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), a Ponta Negra foi reaberta no dia 10 de abril e chega a receber aos finais de semana mais de 10 mil pessoas. O acesso à praia para o banho é permitido das 8h às 17h, conforme estabelecido em Termo de Ajustamento de Conduta assinado junto ao Ministério Público do Estado como condicionante à reabertura praia.

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)