Mais de mil toneladas de aço da cobertura da Arena da Amazônia começam a embarcarpara Manaus

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Nesta segunda-feira, dia 15 de abril, começa o embarque de aproximadamente 180 peças da cobertura e fachada da Arena da Amazônia, que estão sendo produzidas em Portugal pela empresa MartiferConstruction. A maioria das estruturas metálicas já está estocada no pátio do Porto de Aveiro (cidade no Norte de Portugal) de onde sairá o navio Nadja-Maria com destino ao Brasil.

De acordo com o fiscal da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), do Governo do Amazonas, engenheiro Jerocílio Simões, a previsão é que o embarque demore aproximadamente dois ou três dias e o navio saia de Aveiro logo após o carregamento. "Fizemos uma visita neste final de semana no porto e pudemos verificar que o navio está atracado e quase todas as peças que serão transportadas já estão aguardando carregamento", afirmou.

O gerente de produção da construtora Andrade Gutierrez, Maurício Biasin, que também está em Portugal para acompanhar o carregamento do navio, afirmou que a quantidade exata de peças que serão embarcadas só será conhecida durante o carregamento. "A produção nas fábricas não para e a ideia da Martifer é, se possível, transportar o máximo de peças possível além do previsto, que é aproximadamente 1,3 mil toneladas", explicou Biasin.

Ininterrupta - Durante todo o final de semana, funcionários da Martifer continuam a transportar as estruturas metálicas para o porto de Aveiro. O transporte das peças começou na segunda-feira, dia 8, e continuará até o final do carregamento total do navio. As peças foram produzidas em três fábricas diferentes e transportadas em caminhões para o terminal portuário.

Para o carregamento do navio serão usados um guindaste em terra e outros dois guindastes da embarcação. As maiores peças que serão transportadas tem até 22 metros de comprimento e pesam até 17 mil quilos. Por conta das grandes dimensões o carregamento do navio é uma etapa delicada do transporte das estruturas até Manaus.







FOTO: ROBERTO CARLOS / AGECOM





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