Jovens conquistam mais direitos com a aprovação de Estatuto

Em Destaque
Por -
0


O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB/AM), apoiou a aprovação, pelo Plenário da Casa, do texto base do Estatuto da Juventude, nesta terça-feira (16). A proposta, que tramita no Congresso há quase dez anos, dispõe sobre os direitos de pessoas entre 15 e 29 anos, sobre os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o estabelecimento do Sistema Nacional de Juventude.

O Estatuto garante meia entrada a estudantes e jovens de baixa renda para todos os eventos culturais e esportivos. Além disso, jovens de baixa renda – que façam parte de famílias beneficiárias do Bolsa Família – terão também benefícios específicos, como em viagens interestaduais. A proposta garante duas vagas gratuitas e duas com desconto de 50% do valor do bilhete, em transportes interestaduais.

O projeto aprovado no Senado prevê ainda que o ensino fundamental para jovens índios e povos de comunidades tradicionais será ministrado em língua portuguesa e nos idiomas tradicionais de cada etnia ou comunidade. Além disso, caberá ao Poder Público promover programas educativos e culturais voltados para as questões da juventude em emissoras de rádio e televisão e nos demais meios de comunicação de massa.

Para Braga, o Brasil vive hoje um bônus demográfico dessa faixa etária e é preciso assegurar investimentos e direitos aos jovens com o intuito de formar cidadãos para o futuro. "Essa é uma faixa da população que o Brasil precisa investir bem, cuidar bem, tratar bem, para garantir anos futuros de prosperidade e desenvolvimento com justiça social",diz o senador.

Amazonas
Foi com esse intuito, de preparar jovens cidadãos para o futuro, que o senador Eduardo Braga implantou uma série de políticas públicas para essa faixa etária durante os dois mandatos como governador do Estado do Amazonas.

Entre 2003 e 2009, Braga desenvolveu uma série de políticas públicas destinadas aos jovens nas áreas de educação, segurança pública, geração de emprego, cultura e esporte. Foram programas e projetos que garantiram não só uma melhor qualificação profissional e emprego para os jovens amazonenses, mas também o acesso à cultura, ao esporte e ao lazer.

"O Brasil ganhou complexidade, ganhou uma unidade econômica e social importante e é preciso que isso esteja representado em políticas públicas para a nossa juventude, para a democracia e para a qualidade de vida", explica o senador.

Educação
O Programa Cidadania para Todos, por exemplo, que teve como objetivo reduzir a taxa de analfabetismo e promover a inclusão social de jovens de baixa renda, beneficiou 95 mil alunos. Nesse mesmo sentido, o governo de Eduardo Braga implantou nos 62 municípios do estado o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, que ofereceu cursos de educação profissional técnica de nível médio em nove dos doze eixos tecnológicos estabelecidos pelo Ministério da Educação, com a promoção de 50 cursos profissionalizantes.

As políticas de qualificação e formação técnica fizeram com que o estado do Amazonas saltasse para o 3º lugar no ranking no número de habitantes por vaga em cursos técnicos, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio Grande do Sul.

Segurança pública
No âmbito da segurança pública, o governo de Eduardo Braga desenvolveu o Projeto Jovem Cidadão que funcionou como medida de prevenção para o enfrentamento da violência e criminalidade, beneficiando famílias com jovens regularmente matriculados na escola pública. O projeto, que beneficiou 600 mil jovens, previa a transferência de renda mínima no valor de R$ 30 para famílias com um adolescente e R$ 50 para as famílias com mais de um adolescente.

Cultura e esporte
Preocupado com o processo de integração do jovem, Eduardo Braga executou, ao longo de seus dois mandatos, uma série de atividades voltadas para o desenvolvimento de aptidões e competências por parte dos jovens que pudessem constituir na base do exercício de uma cidadania responsável.
Exemplo disso foi o Programa Galera Nota Dez, que garantiu a milhares de adolescentes e jovens, em situação de risco social, atividades esportivas, artísticas, culturais, socioeducativas, oficinas de prevenção, oficinas psicossociais, além de cursos profissionalizantes de informática e panificação.

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)