ONU consulta Amazonas para estipular novas metas para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Em Destaque
Por -
0




A Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Articulação de Políticas Públicas aos Movimentos Sociais e Populares (Searp), realiza na próxima terça-feira, 5 de março, a Consulta Nacional Pós-2015 para estipular novas metas para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O evento conta também com o apoio do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, através do núcleo Nós Podemos Amazonas.


O encontro será com a sociedade civil organizada e demais cidadãos interessados em participar e acontecerá das 9h às 16h, no auditório Senador João Bosco da Assembléia Legislativa do Amazonas (avenida Mario Ypiranga, nº 3.950, Parque Dez, zona sul). Para participar, deve-se fazer o credenciamento às 8h30 no dia e local do evento, sendo que só receberá declaração de participação do processo quem estiver presente nos dois horários da programação.

Segundo o coordenador Nacional da Consulta Pós-2015, Flávio Ribeiro, a pesquisa é feita através da internet, porém, nos locais onde os núcleos dos ODM são mais ativos, a consulta também será realizada presencialmente. No Brasil, por enquanto, apenas seis cidades fazem parte do calendário dos encontros presenciais: Manaus, Belo Horizonte, João Pessoa, Goiânia, Curitiba e Rio de Janeiro.

"A programação segue uma dinâmica padrão utilizada nos 50 países selecionados pelas Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDG) em que todos os grupos sociais possam participar e opinar, priorizando as necessidades locais, pois on-line os temas são pré-estabelecidos", destaca.

Visibilidade – O titular da Searp, José Farias (Zeca do PT), considera o debate uma oportunidade que a sociedade amazonense tem de ser escutada através de um órgão mundial. "O processo é inclusivo e transparente. Qualquer segmento da sociedade, principalmente aquele que se sente excluído, pode participar e fazer parte da construção de uma agenda que irá atender, além de nós, brasileiros, outras populações do planeta".

O resultado do encontro fará parte de um relatório regional, redigido pela ONU, para abastecer o documento final brasileiro até o dia 31 de março, prazo final de entrega ao Painel de Alto Nível da organização. O texto irá subsidiar o debate entre os líderes mundiais com objetivo de definir a agenda global de novos desafios e enfrentamento às desigualdades.

A Consulta Nacional Pós-2015 pela internet é realizada através do www.onu.org.br/meumundo

Conheça os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio que deverão ser atingidos até 2015 por meio de políticas públicas dos governos e ações concretas da sociedade

 



Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)