Oferta de cirurgias de catarata no Estado em dobro a partir de outubro

Em Destaque
Por -
0

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) começa, neste mês de outubro, uma nova etapa dos mutirões de cirurgia de catarata no Estado. Com investimentos da ordem de R$ 6 milhões, o Governo do Amazonas garantiu a realização de 8.814 procedimentos cirúrgicos para execução até junho de 2013. A oferta é mais que o dobro do número de operações feitas nos últimos doze meses e atende a estimativa de zerar a fila de pessoas que buscam pelo tratamento da doença.
Até setembro deste ano, cerca de quatro mil cirurgias foram custeadas pela Susam em atendimentos na capital e interior. A nova fase dos mutirões conta com recursos partilhados com o Governo Federal. Do total de cirurgias contratado, 4.451 serão disponibilizados exclusivamente para os municípios do interior.
Doença que compromete a formação de imagens na retina, a catarata geralmente afeta pessoas idosas, à exceção dos casos congênitos. Só pode ser curada por meio da cirurgia, que consiste em substituir o cristalino danificado do olho por um artificial.
Na rede pública de saúde, a demanda é elevada e a prioridade tem sido pela cirurgia dos pacientes de casos mais graves. Com o aumento na oferta de vagas para operação, será possível mudar a dinâmica e atender também aquelas pessoas que estão com a doença ainda na fase inicial de desenvolvimento, afirma o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim.
"Neste ano, nós já retiramos bastante gente da fila. Pessoas que tinham a doença em estágio avançado. Ainda existem alguns casos, que serão tratados agora, mas como estamos ofertando um número maior de cirurgias será possível atender também aquelas pessoas que estão com a doença ainda em seu estágio inicial, já com indicação cirúrgica. Com isso, a pessoa deixa de sofrer vários anos com a deficiência na visão", pontuou.

Prioridades de atendimento - Os pacientes que já possuem encaminhamento para a cirurgia serão os primeiros atendidos nessa nova etapa do mutirão. Para fazer a operação, a pessoa que apresenta problema na visão deve se consultar com um oftalmologista nas Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas e fazer um exame completo. No interior, as consultas com o especialista podem ser feitas nos hospitais públicos.
Somente após a indicação médica é que a pessoa pode entrar na fila para a cirurgia, enfatiza Alecrim. "Realizada a consulta oftalmológica e identificado o caso de catarata, o paciente será encaminhado ao tratamento cirúrgico. A operação é marcada via central de regulação com a indicação da data, clínica ou o local onde a cirurgia será feita, no caso dos municípios do interior", explicou.
As cirurgias serão feitas nos hospitais públicos por equipes enviadas pela Susam, conforme a demanda informada pelas secretarias municipais de saúde. Em Manaus, a Susam possui cinco clínicas conveniadas para realizar o serviço.
Por dois anos, a aposentada Antônia Souza, 75, sofreu com a deficiência até ser operada na rede pública. A vista turva e embaçada tornava difíceis as tarefas mais simples do dia a dia e acabaram afastando-a de sua grande paixão pela costura. Diagnosticada com catarata, a dona de casa fez a primeira cirurgia para correção do problema em junho. "Estou muito satisfeita porque começo a voltar a enxergar direito. É uma benção! Vou ficar ainda mais feliz quando fizer do outro lado. O médico disse que não vou nem precisar usar óculos, só mesmo para enfiar a linha na agulha, mas é um grau bem baixinho", disse.
FOTOS: NONATO DUARTE E ROBERTO CARLOS




Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)