Idam realiza curso sobre beneficiamento da mandioca em Novo Aripuanã

Em Destaque
Por -
0
Agricultores familiares da comunidade Esperança, no município de Novo Aripuanã (a 227 km de Manaus) serão beneficiados com curso sobre Cultivo e Beneficiamento da Mandioca, promovido pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).
A capacitação segue orientação do governador Omar Aziz de gerar mais oportunidades à população do interior do Amazonas e acontecerá no período de 24 a 26 deste mês, com aulas teóricas e práticas.

Na ocasião, os participantes receberão conhecimentos sobre o plantio da mandioca; variedades (roxinha e branca); higienização na manipulação da farinha, além de como aproveitar todos os derivados da matéria-prima, como, por exemplo, a casca da mandioca que pode ser utilizada na fabricação de ração animal.

O objetivo é chamar a atenção dos agricultores familiares, principalmente para o processo de fabricação da farinha produzida, hoje, no município. A ideia é que o produto chegue à mesa do consumidor com mais qualidade, e o produtor tenha um acréscimo na renda.

Produção - A atual produção de farinha, no município, é de aproximadamente 3.600 toneladas/ano. Em Novo Aripuanã, cerca de 1.200 produtores fazem farinha, para o próprio consumo, já o excedente é vendido nas feiras e mercados locais.

Estimativa - Conforme o Plano Operativo do Idam, em todo o estado do Amazonas, a produção de farinha deve chegar a 49.154 toneladas, até o final deste ano.
Para o presidente do Idam, Edimar Vizolli, os cursos desenvolvidos pelo Governo do Estado são de fundamental importância para assegurar a qualidade dos produtos processados e a inserção, de forma competitiva, nos diferentes mercados.




Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)