O QUE VAI SER DESTAQUE

Em Destaque
Por -
1
Governador Omar Aziz lança Ronda no Bairro na zona oeste.



O governador Omar Aziz lança, nesta sexta-feira, 28 de setembro, o Ronda no Bairro na zona oeste de Manaus, a quinta região da capital a receber o programa de segurança. O lançamento de mais esta etapa será feito às 10h, no CDC da Compensa, localizado entre as ruas Belo Horizonte e Prosperidade, em frente à Escola Estadual Benjamin Magalhães Brandão. Na zona oeste, além do reforço no efetivo, viaturas e equipamentos, que começará a ser percebido pela população da região a partir desta sexta-feira, os 12 bairros da área terão estrutura de atendimento ampliada, com o aumento do número de Distritos Integrados de Polícia (DIPs). De acordo com o governador Omar Aziz, o programa Ronda no Bairro deverá ocupar, até o final de outubro, todas as seis zonas geográficas da cidade, alcançando 1,8 milhão de habitantes.



Programação especial para pessoas com deficiência com concessão de cadeiras de roda e de banho.
Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Governo do Amazonas, por intermédio da Policlínica Codajás (rua Codajás, nº 26, Cachoeirinha, zona sul), terá programação especial nesta sexta-feira, 28 de setembro, com a concessão de cadeiras de roda e de banho a 50 usuários inscritos no Programa de Atenção Integral ao Deficiente (Paid), da rede estadual de saúde. A ação segue orientação do governador Omar Aziz e iniciará às 9h, no auditório da Policlínica. Balanço – De janeiro a agosto deste ano, o Governo do Amazonas, por intermédio da Policlínica Codajás, concedeu 35.519 equipamentos, beneficiando diretamente 2.802 usuários da rede estadual de saúde. Nos últimos três anos, foram concedidos aproximadamente 170 mil aparelhos para assistência aos portadores de problemas auditivos, oculares, ortopédicos e, principalmente, pacientes estomizados.


2º Workshop de Turismo de Base Comunitária no Amazonas.
Com a finalidade de fortalecer as atividades voltadas para o turismo na região, a Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA– avenida Leonardo Malcher, nº 1.728, Praça 14 de Janeiro, zona sul) realiza, nos dias 27 (quinta-feira) e 28 (sexta-feira) de setembro, o 2ºWorkshop de Turismo de Base Comunitária no Amazonas: Protagonismo das populações tradicionais e povos indígenas. Os interessados em participar podem realizar as inscrições gratuitamente, através do endereço eletrônico tbcamazonas@uea.com.br,com as seguintes informações: nome, município, instituição, se estudante de graduação, de pós- graduação ou se é professor universitário. A confirmação será enviada por e-mail. Podem participar do evento representantes de populações tradicionais e povos indígenas com experiências em atividades turísticas. Entre os assuntos a serem abordados durante o evento estão "Comercialização no Turismo de Base Comunitária", "Turismo de base comunitária e o desenvolvimento local", "Identidade e participação no Planejamento", "Turismo e Etnicidade indígena" e outros. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (92) 3878-4415 ou do blog tbcamazonas.blogspot.com.br.


Semana Nacional do Doador de Órgãos.
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), realiza até o dia 28 (sexta-feira) de setembro a programação integrada da Semana Nacional do Doador de Órgãos. O evento é coordenado pela Central Estadual de Transplantes.


Programação

A programação será encerrada na sexta-feira (28) com uma ação de sensibilização e mobilização no Manauara Shopping, onde os profissionais da Central Estadual de Transplantes estarão no horário das 10h às 22h, distribuindo material informativo sobre o processo de doação e transplantes de órgãos e tecidos.




Susam realiza a Semana do Idoso nos Caimis.
A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) realiza, no período de 24 a 28 de setembro, a Semana do Idoso, com diversas atividades socioeducativas que serão desenvolvidas nos três Centros de Atenção Integral a Melhor Idade (Caimis). A programação será aberta na segunda-feira (24) com atividades nos três Caimis. No Caimi Ada Rodrigues Viana, na avenida Brasil, as atividades terão início às 7h com exposição produtos artesanais, confeccionados pelos próprios idosos nas oficinas terapêuticas, distribuição de material informativo sobre os cuidados com a saúde dos idosos e apresentação do coral do Caimi, formado por idosos que fazem acompanhamento médico ambulatorial na unidade. A programação prossegue durante a semana e inclui ainda a apresentação de vídeos educativos, peças teatrais, sessões de dança, atividades físicas como ginástica e caminhadas. No Caimi Paulo Lima, na rua Felismino Soares, bairro Colônia Oliveira Machado, as atividades também serão realizadas durante a semana com palestras, cursos  e exposições. Na sexta-feira (28) haverá uma celebração religiosa às 10h e terminando com uma festa a partir das 12h. A festa terá concurso de danças e sorteio de brindes e marcará os 10 anos de funcionamento da unidade de saúde. No Caimi André Araújo, na avenida Camapuã, Cidade Nova, a programação será realizada entre os dias 9 e 11 de outubro e também incluirá a programação dos 10 anos de funcionamento da unidade de saúde. A programação prevê a realização de palestras educativas e apresentações artísticas e culturais nos três dias.


Presidente do Ipaam palestra sobre os desafios na gestão dos resíduos do serviço de saúde.
O presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Antônio Ademir Stroski, palestra sobre "Os Desafios da Regulamentação e Fiscalização dos Resíduos Sólidos de Saúde no Estado do Amazonas", nesta sexta-feira, 28 de setembro, de 10h40 às 11h20, no auditório da Fundação Hemoam (rua Constantino Nery, s/nº, Flores, zona centro-sul). A palestra integra o segundo e último dia da programação do 2º Seminário sobre Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) promovido pela Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas (FVS), realizado nesses dois dias, 27 e 28 de setembro, das 8h às 17h. O Seminário tem como objetivo avaliar a situação atual do gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde no Amazonas, bem como definir em conjunto os níveis de atuação dos órgãos afins, além de aprimorar os procedimentos de gerenciamento de RSS para preservar a saúde pública e a qualidade do meio ambiente.


Curso de Consultor de Ecoturismo.
De 24 a 28 deste mês, um grupo de 15 indígenas participa do curso de Consultor de Ecoturismo, que será realizado pelo Governo do Amazonas na aldeia São Francisco do Patauá, no município de Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus). A atividade faz parte das condicionantes indígenas para atendimento ao Programa de Compensação e Mitigação da Ponte sobre o Rio Negro e será executada por meio da parceria entre a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). A aldeia São Francisco do Patauá fica a uma hora e 20 minutos de Manacapuru, e o curso, que terá carga horária de 36 horas, é destinado a indígenas da própria comunidade e das outras que compõem o programa: Jatuarana, Fortaleza do Patauá, São Francisco do Guiribé e Sahu-Apé.


2ª Semana de Turismo da UEA.
Acadêmicos e profissionais da área de Turismo interessados em participar da segunda edição da Semana de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) já podem efetuar, até 20 de setembro, as inscrições para o evento, que será realizado de 24 a 28 de setembro, na Escola Superior de Artes e Turismo (Esat – avenida Leonardo Malcher, nº 1.728, bairro Praça 14 de Janeiro, zona sul). O tema deste ano é "Planejamento de um destino turístico: um olhar sobre a diversidade". A programação conta com palestras, além de minicursos, debates, sessão de filmes, apresentação de trabalhos de alunos egressos, entre outras atividades. Entre os palestrantes já confirmados, destaca-se o professor da Universidade de São Paulo, Alexandre Panosso. Workshop – Também faz parte da programação da Semana, a segunda edição do Workshop de Turismo de Base Comunitária do Amazonas que acontece na quinta-feira, dia 27. A data foi escolhida em homenagem ao Dia Mundial de Turismo e o Dia Nacional do Bacharel em Turismo, ambos comemorados em 27 de setembro. As inscrições, no valor de R$ 10, devem ser realizadas no Núcleo de Eventos da Esat a partir das 16h. Outras informações estão disponíveis por meio do número (92) 3878-4415 ou pelo endereço eletrônico coord_turismo@uea.edu.br.


Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, realiza primeira visita a Manaus.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), Marco Antônio Raupp, estará em Manaus, no próximo dia 28 (sexta-feira) de setembro (sexta-feira). Será a primeira visita de Raupp ao Amazonas na condição de ministro de Estado. Na agenda do ministro, está prevista a entrega do Centro de Dados (datacenter), que propiciará a criação de infraestrutura de cloud computing (armazenamento de dados on-line) da internet acadêmica brasileira. O projeto é gerenciado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), sendo resultado de parceria firmada, no ano passado, entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a empresa chinesa de componentes eletrônicos Huawei, responsável pela doação do equipamento. O equipamento possibilitará o compartilhamento de dados de instituições públicas ligadas ao ensino e pesquisa na Amazônia. Além disso, deve complementar a capacidade da rede multigigabit nacional, gerenciada e operacionalizada pela RNP. Integrado ao centro de dados de Manaus, também haverá outro em Recife. Os dois terão capacidade para armazenar cerca de quatro petabytes de dados, o equivalente a quatro milhões de gigabytes – ou a capacidade de 850 mil discos de DVD.


Congresso Amazonense de Clínica Médica, Jornada Científica da Fundação Hospital Adriano Jorge e Simpósio de Telessaúde em Clínica Médica.
De 26 (quarta-feira) a 29 (sábado) de setembro, serão realizados, na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ – avenida Carvalho Leal, nº 1.778, Cachoeirinha, zona sul) e no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA – avenida  Carvalho Leal, nº 1.777, Cachoeirinha, zona sul), o 6º Congresso de Clínica Médica, a 4ª Jornada Científica da FHAJ e o 1º Simpósio de Telessaúde em Clínica Médica. As inscrições vão até dia 21 de setembro. As vagas são limitadas e o investimento é R$ 50 para profissionais e R$ 25 para estudantes. No dia 26, serão ofertados seis cursos pré-congresso também com investimento de R$ 25, cujos temas incluem o Manejo Avançado das Vias Aéreas, Manejo Prático da Sepse, Anticoagulação, Abordagem da Icterícia Obstrutiva, Insulinoterapia no Diabetes e Urgências Cardiológicas. Durante a Jornada haverá ainda a Prova de Título de Especialista para Clínica Médica e para Medicina de Urgência. O evento contará com a participação de Celmo Celeno Porto (SP), cardiologista, diretor científico da Sociedade Brasileira de Clínica Médica e autor de livros, a exemplo de "Doenças do Coração" e "Vade Mecum de Clínica Médica". A programação inclui mesas-redondas e simpósios em Clínica Médica, Cardiologia, Reumatologia, Desafios em Saúde na Amazônia, Obesidade, Cirurgias, Otorrinolaringologia, Ortopedia e Traumatologia, além de Urgência e Emergência. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) da FHAJ, pelo email dirensinopesquisafhaj@gmail.com ou pelos telefones (92) 3612-2242 e 3612-2277.


Tercereta e ação social em homenagem à Semana Estadual do Idoso.
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), promove no sábado, 29 de setembro, no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (rua Gandu, nº 119, Cidade Nova, zona norte), a Tercereta 2012, festa de carnaval fora de época e um dia de ação social em homenagem a Semana Estadual do Idoso, comemorado em 27 de setembro. A entrada é gratuita. A programação inicia às 8h com o trabalho de emissão gratuita de documentos básica (RG e Carteira de Trabalho Profissional), serviços médicos de aferição de pressão arterial e medição de glicemia. Em parceria com o Núcleo de Práticas Jurídicas da Uninorte, a Seas vai oferecer orientações jurídicas e sobre divórcio imediato, reconhecimento jurídico de paternidade, por meio do projeto "Meu pai é legal", credenciamento para vagas preferenciais de estacionamento aos idosos e deficientes. A diretora do Centro de Convivência, Ivana Vieira disse que, a partir das 19h, acontece a festa de carnaval fora de época com apresentação da banda da Polícia Militar. Em seguida, haverá homenagem aos idosos e apresentação de capoeira, de dança espanhola e do grupo de dança da melhor idade do Centro de Convivência. Às 20h tem início o Concurso de Passista e de Rainha da Bateria da Melhor Idade. Haverá ainda uma programação com apresentações de blocos temáticos e show musical com a banda Impakto. O encerramento está previsto para as 23h30.


2ª edição da Jungle Man Night Run.
Neste sábado, 29 de setembro, a partir das 19h, acontece a segunda edição da Jungle Man Night Run, com apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel). Neste ano, a corrida noturna promete movimentar o circuito do Clube do Trabalhador do Amazonas, na alameda Cosme Ferreira, no São José, zona leste. A organização do evento é do desportista Kleist Mendonça. Ele explica que a prova será disputada em duas categorias: 5 km e 10 km. A inscrição vai até a próxima quinta-feira, dia 27, e custa R$ 50 por atleta, que ganha um kit contendo camisa, chip, lanterna, isotônico Powerade e uma mochila. São quatro pontos de inscrição espalhados pela cidade: Vila Olímpica de Manaus, Clube do Trabalhador (local da competição), Academia do Círculo Militar de Manaus (São Jorge) e loja Shop Bike (Boulevard Álvaro Maia). O telefone para informações é (92) 8177-0372.


Governo do Estado realiza a terceira edição do Festival de Música do Amazonas.
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, realiza a terceira edição do Festival de Música do Amazonas nos dias 26, 27, 28, 29 e 30 de setembro. As apresentações serão realizadas sempre a partir das 19h, no Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião, s/nº, Centro, zona sul). A entrada é a doação de um livro. O objetivo do festival é celebrar e valorizar a produção artística musical local, dando oportunidade para que os grandes talentos amazonenses divulguem suas produções e também para proporcionar o surgimento de novos artistas.


13º Open Norte de Taekwondo.
Promover o intercâmbio para melhorar o nível dos atletas locais. Esse é objetivo do 13º Open Norte de Taekwondo, que acontecerá neste domingo, 30 de setembro, a partir das 8h, no ginásio Renné Monteiro (avenida Constantino Nery, Chapada, em frente à Escola Estadual Sólon de Lucena, zona centro-sul). O evento é uma realização da Federação de Taekwondo do Amazonas (FTKDAM), com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel). De acordo com o mestre Raimundo Gomes, presidente da FTKAM, a inscrições custam R$ 40 por atleta e devem ser feitas até a próxima sexta-feira, na sede da federação (rua Amazonas, Beco Amazonas, Coroado, zona leste). O telefone para informações é (92) 3644-0327. A expectativa é de disputas acirradas, pois a competição servirá como seletiva para a Copa do Brasil, prevista para a segunda quinzena de novembro, em Porto Alegre. "Teremos cerca de 150 lutadores no Open Norte, com participação de equipes de Roraima, Rondônia e do Amapá. Esse intercâmbio melhora o nível técnico dos nossos atletas", destaca Raimundo Gomes.


Lançamento do "Outubro Rosa".
No dia 1º (segunda-feira) de outubro, o Governo do Estado, por meio da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), realizará o lançamento do "Outubro Rosa" no Amazonas. A abertura oficial do evento acontecerá às 18h30, na cabeceira da Ponte Rio Negro (Compensa, zona oeste). O "Outubro Rosa" é um movimento mundial que tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância do diagnóstico precoce e combate ao câncer de mama, o primeiro em incidência no mundo entre as mulheres. No Brasil, a ação acontece simultaneamente em várias cidades e consiste na iluminação de locais públicos com a cor rosa, símbolo da luta contra a doença. Ponte Rio Negro – No Amazonas, o principal evento do Outubro Rosa será a iluminação da Ponte Rio Negro, que possui 3,5 mil metros de extensão, e acontecerá simultaneamente às iluminações do Teatro Amazonas (Centro), sede do Governo do Estado, Câmara Municipal de Manaus (localizadas na Compensa), Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Instituto da Mulher Dona Lindú (ambas na avenida Mário Ypiranga Monteiro, antiga Recife), Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc –no Dom Pedro), instalações da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A Ponte Rio Negro é a terceira no País escolhida para receber a iluminação do "Outubro Rosa". Ela terá um dos lados interditado para uma caminhada que acontecerá durante o evento, o qual terá o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM). Pré-lançamento – O pré-lançamento do "Outubro Rosa" acontecerá no prédio da FCecon, localizado na rua Francisco Orellana, Dom Pedro, zona centro-oeste, às 9h, do dia 1º, com a distribuição de flores e lanches a pacientes, acompanhantes e funcionários da instituição, apresentação musical, um momento de oração com representantes religiosos, além de outras ações.


3º Workshop Internacional de Inovação do Amazonas (InovAmazonas).
Estão abertas as inscrições para um dos maiores encontros empresariais da região Norte, o 3º Workshop Internacional de Inovação do Amazonas – InovAmazonas 2012, que acontece de 6 a 8 de novembro, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM), em Manaus. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site www.inovamazonas.com.br. Neste ano, o InovAmazonas está sendo realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM) e o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). Também foi estabelecida uma parceria com os "Criativos" - empresas competitivas que possuem um selo de diferencial mercadológico-, objetivando estimular a criação de um Fundo de Capital de Risco (FCR) e a geração de uma Carteira de Investidores Anjos para o Estado, além da realização do 2º Fórum de Investidores na Amazônia.

Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. É SEU OMAR E OS MUNICÍPIOS HEIN!!!!
    SERÁ QUE A POLITICAGEM EM COARI TA ACIMA DA SEGURANÇA DE COARI, CONCERTEZA NÉ, VC GANHA COM ISSO....MILHÕES E MILHÕES.

    ResponderExcluir
Postar um comentário